PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6780
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação dos encalhes e capturas incidentais com os locais de desova de tartarugas-marinhas no litoral do Brasil
Autor(es): Gomes, Isabela De Oliveira
Primeiro Orientador: Vaz-Silva, Wilian
metadata.dc.contributor.referee1: Feitosa, Darlan Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Josiele Alves
Resumo: As tartarugas representam uma classe de répteis marinhos e dulcícolas, sendo que as marinhas são habituadas à vida no mar, enquanto as dulcícolas prosperaram em diferentes ambientes aquáticos. As tartarugas-marinhas são nativas das regiões tropicais e subtropicais do planeta, mas apenas cinco espécies são registradas no litoral brasileiro: Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda); Chelonia mydas (tartaruga-verde); Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro); Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) e Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva). Este trabalho teve como objetivo revisar a literatura de forma narrativa sobre as causas dos encalhes e capturas acidentais de tartarugas-marinhas, relacionando esses eventos aos locais de desova das espécies ao longo do litoral brasileiro. Para isso, foram utilizados a plataforma Google Acadêmico e o site oficial do Projeto Tamar, selecionando apenas os livros e artigos que apresentavam dados sobre encalhes e capturas incidentais. Então, observando o ciclo reprodutivo dessas espécies, descobriu-se que os acidentes com a espécie C. caretta não ocorrem em suas principais áreas de desova, mas sim em locais ocasionais. Em contraste, a espécie C. mydas enfrenta acidentes tanto em suas áreas de desova quanto em outras regiões. A mortalidade da espécie D. coriacea está associada ao seu local principal de desova, enquanto os casos envolvendo a espécie E. imbricata ocorrem ao longo de todo o litoral. Por outro lado, os acidentes com a espécie L. olivacea ocorrem principalmente nos locais de desova. Considerando os fatores negativos, o envolvimento do governo, do Projeto TAMAR e da sociedade é crucial para a preservação de tartarugas-marinhas, pois essas ações devem ser incentivadas.
Palavras-chave: Tartarugas-marinhas
Desova
Encalhes
Capturas incidentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6780
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Isabela de Oliveira Gomes 2023.pdf810,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador