PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Anna Lara Moreira-
dc.date.accessioned2020-12-14T17:48:22Z-
dc.date.available2020-12-14T17:48:22Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/677-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectCovid-19-
dc.titleServiço social e o regime letivo remoto extraordinário na PUC Goiás no contexto da crise sanitária da SARS-CoV-2 (Covid-19)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Sandra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164952256319056pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Lúcia Abadia de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7975353396273737pt_BR
dc.contributor.referee2Amicucci, Eliane Marques de Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1475557871633648pt_BR
dc.description.resumoA monografia versa sobre a SARS-CoV-2 - COVID-19, a educação superior e Serviço Social, documentando a experiência e o registro de uma pandemia no século XXI. Para alcançar o seu objetivo foi necessário contextualizar historicamente a pandemia e o momento de crise do capital, estabelecer uma abordagem conceitual e problematização sobre a COVID-19, estudar as alterações na área da educação superior e a adoção do Regime de Ensino Letivo Remoto Extraordinário na PUC Goiás. Desenvolve-se uma contextualização histórica sobre o que é uma pandemia e o contexto econômico, político e social na qual ela se estabelece, particularmente o momento de crise do capital, com ênfase na realidade do Brasil. Contextualiza-se o cenário de crise que abrange a educação superior no Brasil e como a pandemia da COVID-19 incide sobre as instituições, uma vez que a solução para o enfrentamento da doença só pode ser encontrado pela ciência, com o suporte da educação e, sobretudo no investimento que a elas são direcionados. A partir desta contextualização relata-se e reflete sobre a experiência de estudantes, egressos de 2020/1 e docentes do Curso de Serviço Social com o regime letivo remoto extraordinário adotado pela PUC Goiás a partir da crise sanitária desencadeada com a pandemia da COVID 19 e o distanciamento social, em vigor desde meados de março de 2020.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIALpt_BR
dc.relation.referencesABEPSS se posiciona pela suspensão do calendário acadêmico no âmbito da graduação e da pós. ABEPSS, 2020. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/abepss-suspencao-calendario-2020-pos-370#:~:text=Ato%20expressivo%20deste%20movimento%20%C3%A9,ensino%20%C3%A0%20dist%C3%A2ncia%2C%20exceto%20nos. Acesso em: 21 set. 2020. ABEPSS se manifesta pela suspensão das atividades de Estágio Supervisionado em Serviço Social. ABEPSS, 2020. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/coronavirus-abepss-se-manifesta-pela-suspensao-das-atividades-de-estagio-supervisionado-em-servico-social-367. Acesso em: 26 set. 2020. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Boitempo Editorial, 2009. ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. Boitempo Editorial, 2020. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho: Ensaios sobre as metamorfoses do mundo do trabalho e a centralidade do mundo do trabalho. 2006. APRESENTANDO o Microsoft Teams, nova ferramenta do Office 365. MICROSOFT, 2016. Disponível em: https://news.microsoft.com/pt-br/apresentando-o-microsoft-teams-nova-ferramenta-de-bate-papo-do-office-365/. Acesso em: 28 out. 2020. AULAS presenciais são liberadas pelo COE em Goiás: O POPULAR Disponível em: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/aulas-presenciais-s%C3%A3o-liberadas-pelo-coe-em-goi%C3%A1s-1.2141800. AUXÍLIO Emergencial alcança mais da metade da população brasileira, DATAPREV, 2020. Disponível em:https://portal2.dataprev.gov.br/auxilio-emergencial-alcanca-mais-da-metade-da-populacao-brasileira. Acesso em: 25 out. 2020 BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM) POSSIBILIDADES. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020. BATISTA, Paulo Nogueira. O consenso de Washington. A visão neoliberal dos problemas latino-americanos, 1994. BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. Cortez editora, 2017. BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no contexto da crise capitalista. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, p. 302-338, 2009. BEHRING, Elaine Rossetti. “Transferência de renda”, teto de gastos e oportunismo: para uma crítica de esquerda. Esquerda Online, 2020. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2020/08/18/transferencia-de-renda-teto-de-gastos-e-oportunismo-para-uma-critica-de-esquerda/. Acesso em: 29 set. 2020 BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 26 set. 2020. BRASIL. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020a. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346. Acesso em: 26 set. 2020. BRASIL. Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020a. Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10282.htm. Acesso em: 26 set. 2020. BRASIL. Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020b. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Disponível emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13982.htm. Acesso em: 26 set. 2020. BRASIL. lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990c. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 27 set. 2020 BRASIL. Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020d. Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14019.htm. Acesso em: 27 set. 2020. BRASIL. Emenda constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 27 set. 2020. BRASIL. Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998. Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9656compilado.htm. Acesso em: 27 set. 2020. BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 set. 2020. BRAZ, Marcelo; NETTO, José Paulo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo, 2006. CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. CEOLIN, George Francisco. Crise do capital, precarização do trabalho e impactos no Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, n. 118, p. 239-264, 2014. CFESS divulga nota sobre o exercício profissional diante da pandemia do Coronavírus. CFESS, 2020. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1679. Acesso em: 25out. 2020. CORONAVÍRUS monitoramento nas instituições de ensino. Portal MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 27 set. 2020. COVID-19. SEMESG, 2020. Disponível em: https://coronavirus.pucgoias .edu.br/wp-content/uploads/2020/04/COMUNICADO-MENSALIDADES-COVID-19.pdf. Acesso em: 27 set. 2020. DESIGUALDADE racial: por que negros morrem mais que brancos na pandemia?.Abrasco, 2020. Disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/desigualdade-racial-por-que-negros-morrem-mais-que-brancos-na-pandemia/49455/. Acesso em: 12 set. 2020. EDUCAÇÃO: da interrupção à recuperação. UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 23 set. 2020. ENSINO a distância tem 9 milhões de estudantes e cresce no Brasil. ABED, 2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/blog_do_BG.pdf. Acesso em: 25 set. 2020. FAMÍLIAS com crianças e adolescentes são as vítimas ocultas da pandemia, revela pesquisa do UNICEF. UNICEF, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/familias-com-criancas-e-adolescentes-sao-vitimas-ocultas-da-pandemia-revela-pesquisa-do-unicef. Acesso em: 21 set. 2020. GENTILI, Pablo. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1059-1079, 2009. GOIÂNIA. Decreto nº 736, de 13 de março de 2020. Declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Município de Goiânia e dispõe sobre medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), no âmbito do Poder Executivo do Município de Goiânia. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2020/dc_20200313_000000736.html. Acesso em: 02 out. 2020. GOIÁS. Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus COVID-19. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103128/decreto-9653. Acesso em: 02 out. 2020. GOIÁS. Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV). Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103012/decreto-9633 Acesso em: 02 out. 2020. GRISOTTI, Marcia. Pandemia de Covid-19: agenda de pesquisas em contextos de incertezas e contribuições das ciências sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300202, 2020. HADDAD, Sérgio; GRACIANO, Mariângela. Educação: direito universal ou mercado em expansão. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 3, p. 67-77, 2004. LARA, Ricardo. Pandemia e capital. Libertas, v. 20, n. 1, p. 53-69, 2020. MASCARO, Alysson Leandro. Crise e pandemia. Boitempo Editorial, 2020. MAIS de 210 mil alunos estão sem aulas em universidades públicas em meio a pandemia da Covid-19. APUFSC, 2020. Disponível em: https://www.apufsc.org.br/2020/06/16/mais-de-210-mil-alunos-estao-sem-aulas-em-universidades-publicas-em-meio-a-pandemia-da-covid-19/. Acesso em: 27 set. 2020. MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do Capital, traducción de Francisco Cornejo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011. NOTA da ABEPSS: Os impactos da pandemia da COVID-19 (coronavírus) e as medidas para a Educação. ABEPSS, 2020. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/abepssorgbrnotacovid19-361. Acesso em: 28 set. 2020. O que é uma pandemia. Fiocruz, 2020. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em: 20 set. 2020. PAES-SOUSA, Rômulo ; LIMA, Nísia Verônica Trindade ; BUSS, Paulo Marchiori . A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, e00177020, Jun. 2020. Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1116/a-pandemia-de-covid-19-uma-crise-sanitaria-e-humanitaria. acessos em 10 out:. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00177020. PANDEMIA pode ser oportunidade para a construção de um mundo novo. Dieese, 2020. Disponível em: https://www.dieese.org.br/boletimdeconjuntura/2020/boletimConjuntura022.htmlAcesso em: 22 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS. Ato Próprio Normativo nº 02/2020, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão de eventos extracurriculares, Goiânia, Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiá, 2020. Disponível em:https://noticias.pucgoias.edu.br/wp-content/uploads/2020/03/APN-COVID19.pdfAcesso em: 15 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS. PORTARIA 11/2020, GABINETE DO REITOR, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre pontos importantes do Regime Letivo Remoto Extraordinário, Goiânia, Gabinete do Reitor, 2020. Disponível em:https://coronavirus.pucgoias.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/Portaria-11_19mar.pdf. Acesso em: 15 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS. PORTARIA 12/2020, GABINETE DO REITOR, de 27 de março de 2020. Dispõe sobre a prorrogação do Regime Letivo Remoto Extraordinário, Goiânia, Gabinete do Reitor, 2020. Disponível em: https://coronavirus.pucgoias.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/Portaria-12_27mar.pdf. Acesso em: 15 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS. PORTARIA 13/2020, GABINETE DO REITOR, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre a prorrogação do Regime Letivo Remoto Extraordinário, Goiânia, Gabinete do Reitor, 2020. Disponível em: https://coronavirus.pucgoias.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/Portaria-13_3abr.pdf. Acesso em: 15 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS. PORTARIA 14/2020, GABINETE DO REITOR, de 19 de abril de 2020. Dispõe sobre a prorrogação do Regime Letivo Remoto Extraordinário, Goiânia, Gabinete do Reitor, 2020. Disponível em: https://coronavirus.pucgoias.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/Portaria-14_19abr.pdf. Acesso em: 15 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS, 2020. EAD x Regime Remoto. É tudo a mesma coisa? Disponível em: https://coronavirus.pucgoias.edu.br/noticias/ead-x-regime-remoto-e-tudo-a-mesma-coisa/. Acesso em: 21 set. 2020. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS, OFFICE 365 está disponível no SOL, 2020. Disponível em: https://www.pucgoias.edu.br/noticias/office-365-esta-disponivel-no-sol-para-comunidade-academica-2/. Acesso em: 11 nov. 2020. PINTO, Marina Barbosa; CERQUEIRA, Augusto Santiago. Reflexões sobre a pandemia da COVID-19 e o capitalismo. Libertas, v. 20, n. 1, p. 38-52, 2020. RENDA Básica Emergencial: paga logo, Bolsonaro!.CFESS, 2020. Disponível em:http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1687#:~:text=Sabe%2Dse%20que%20a%20Renda,pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas%20fragmentadas%20e%20precarizadas. Acesso em: 29 set. 2020. REZENDE, Joffre Marcondes. Epidemia, endemia, pandemia, epidemiologia. Revista de Patologia Tropical/Journalof Tropical Pathology, v. 27, n. 1, 1998. Santos, Boaventura de Sousa, Direitos humanos, democracia e desenvolvimento [livro eletrônico] / Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chaui. -- 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2014. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Boitempo Editorial, 2020 SANTOS, RONALDO TEODORO DOS. O neoliberalismo como linguagem política da pandemia: a Saúde Coletiva e a resposta aos impactos sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300211, 2020. SEGUNDA onda de Covid-19 no Brasil? Entenda o que está acontecendo. Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/segunda-onda-de-covid-19-no-brasil-entenda-o-que-esta-acontecendo. Acesso em: 22 nov. 2020 SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. SOBRE a doença. Corona vírus, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 25 set. 2020. TAXA de desocupação no trimestre. IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=desemprego&searchphrase=all#:~:text=Com%20flexibiliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20quarentena%2C%20tend%C3%AAncia,2%20ponto%20percentual%20em. Acesso em: 25 set. 2020. TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 3465-3474, 2020. TRABALHO e ensino remoto emergencial. ABEPSS, 2020. Disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/trabalho-e-ensino-remoto-emergencial-386. Acesso em: 26 set. 2020. TRINDADE, Hiago. Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo. Serviço Social & Sociedade, n. 129, p. 225-244, 2017. UNIVERSIDADE cria central de atendimento a estudantes para atividades remotas. PUC Goiás, 2020. Disponível em: https://coronavirus.pucgoias.edu.br/noticias/universidade-cria-central-de-atendimento-a-estudantes-para-atividades-remotas/. Acesso em: 11 nov. 2020. VIO, Natália Leal et al. COVID-19 e o trabalho de docente: a potencialização de aspectos precários. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 78717-78728, 2020. 7.000 trabalhadores de saúde já morreram de covid-19 em todo o mundo, aponta anistia internacional. Anistia, 2020. Disponível em:https://anistia.org.br/informe/7-000-trabalhadores-de-saude-ja-morreram-de-covid-19-em-todo-o-mundo-aponta-anistia-internacional/#:~:text=Segundo%20a%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20de,da%20falta%20de%20protocolos%20claros. Acesso em: 23 set. 2020.pt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNA LARA MOREIRA XAVIER.pdfMonografia do Curso de Serviço Social1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador