PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafaela De Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-17T21:18:03Z-
dc.date.available2023-12-17T21:18:03Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6767-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleParticipação escolar de crianças com paralisia cerebral: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prudente, Cejane Oliveira Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6499-3011pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218135408293767pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Francine Aguilera Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615270890741662pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maysa Ferreira Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305488604604741pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi analisar na literatura científica a participação escolar de crianças com paralisia cerebral. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conduzida nas bases de dados eletrônicas SciELO e PubMED. Foram incluídas pesquisas que descreveram a participação escolar de crianças com paralisia cerebral; artigos em inglês, português ou espanhol; e que utilizaram o School Function Assessement para avaliação da participação escolar. Os resultados inferiram que as crianças com paralisia cerebral tiveram menor participação escolar em comparação com as de desenvolvimento típico; as de classe especial apresentaram de forma geral menor participação do que as de classe regular; quanto pior a função motora grossa e maior o nível segundo o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, pior a participação. Assim, é essencial políticas públicas de saúde para favorecer o acesso a tecnologias assistivas, investimentos do governo em financiamentos para adaptações escolares e transporte mais acessível, parcerias entre profissionais de saúde e escolas, além de formação continuada dos professores visando melhor participação escolar dessas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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