PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Max Moraes-
dc.date.accessioned2020-12-14T17:34:11Z-
dc.date.available2020-12-14T17:34:11Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/671-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRodoviapt_BR
dc.subjectHighwaypt_BR
dc.subjectAtropelamento-
dc.subjectPaisagem-
dc.subjectFauna-
dc.subjectEcologia de estradas-
dc.subjectRun over-
dc.subjectLandscape-
dc.subjectFauna-
dc.subjectRoad ecology-
dc.titleA influência dos fatores da paisagem no atropelamento da fauna na GO-020 e GO-536, trecho entre Goiânia e Senador Canedo, Estado de Goiáspt_BR
dc.title.alternativeThe influence of landscape factors on the running over of fauna on GO-020 and GO-536, stretch between Goiânia and Senador Canedo, State of Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz-Silva, Wilian-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6235-5331pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563132489734932pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Darlan Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500272349902475pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rodrigo Mariano da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432138232333705pt_BR
dc.description.resumoA construção e operação das rodovias são importantes para o desenvolvimento econômico de um país, permitindo mobilidade de pessoas e mercadorias. Por outro lado, se caracterizam como empreendimentos de alto impacto ambiental, principalmente na fragmentação de habitats alterando assim, a funcionalidade da paisagem. Essas alterações refletem no comportamento da fauna, pois além de alterar a dinâmica do fluxo energético no meio, acabam colocando os animais em contato direto com situações de riscos, como por exemplo, a ocorrência de atropelamentos, que em grande parte apresentam relação com a falta de sinalização e dispositivos que auxiliam na travessia dos animais nas rodovias. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento dos índices de atropelamento da fauna silvestre, nas rodovias GO-020 e GO-536 trecho entre Goiânia e Senador Canedo, Estado de Goiás, com enfoque em analisar as características da paisagem no entorno das rodovias e relacioná-las aos índices de atropelamento. O estudo foi realizado entre os meses de abril de 2019 a maio de 2020, sendo a coleta de dados diariamente de segunda a sexta-feira no período matutino e noturno, totalizando 40,8km de percurso diários. Os dados obtidos evidenciaram 52 atropelamentos, sendo: 63% mamíferos, 27% répteis, 8% aves e 2% anfíbios. A alteração da paisagem, o uso do solo entorno das rodovias e os atropelamentos, estão contribuindo para a perda da diversidade faunística, uma vez que, o presente estudo exibiram número elevado de atropelamentos de animais silvestres, dentre eles espécies ameaçadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciatura-
dc.degree.levelGraduação-
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