PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Mariana Jardim Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T19:50:07Z-
dc.date.available2023-12-15T19:50:07Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6688-
dc.description.abstractThe National Institute of Historic and Artistic Heritage (IPHAN) was established in 1937 with the aim of promoting the conservation, protection, and understanding of the national historical and artistic heritage. Prior to its creation, intense movements advocating for heritage had already led to the establishment of state inspectorates for historical monuments in Minas Gerais, Bahia, and Pernambuco. Rodrigo Melo Franco de Andrade served as the first president of the organization, and over the years, the concept of cultural and natural heritage expanded, propelling IPHAN to significant heights. The city of Goiás stands out on the global heritage stage, as UNESCO recognized its architectural ensemble as a World Cultural Heritage in December 2001. This academic work focuses on the efforts of the IPHAN's Superintendence in Goiás and addresses the challenge of the organization's inadequate communication with the local community. The communication issue revolves around the necessity toenhance dialogue with the people of the state of Goiás regarding heritage education and the preservation work on cultural assets undertaken by IPHAN in society. To address this, the concluding project produced a videographic communication product for institutional purposes, employing reflective and contemporary language. The completion of the product yielded positive outcomes, allowing a deeper understanding of the true mission and significance of IPHAN Goiás in the preservation of culture, history, memory, and identity.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectIphanpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.titlePreserva Aí!: campanha audiovisual pela educação patrimonial do teatro Pompeu de Pina (GO)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosenzweig, Patrícia Quiteropt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0838-7014pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863102169942326pt_BR
dc.contributor.referee1Brisolla, Márcia Regina Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353503822201134pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Murilo Gabriel Berardopt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7644-0614pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875663105993673pt_BR
dc.description.resumoO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi criado em 1937 com a finalidade de promover a conservação, tombamento e conhecimento do patrimônio histórico e artístico nacional. Antes disso, mobilizações intensas em favor do patrimônio já haviam contribuído para a criação de inspetorias estaduais de monumentos históricos em Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. O primeiro presidente do órgão foi Rodrigo Melo Franco de Andrade e, ao longo dos anos, o conceito de patrimônio cultural e natural foi ampliado, o que fez com que o IPHAN alcançasse patamares elevados. A cidade de Goiás é considerada um destaque no âmbito do patrimônio mundial, uma vez que em dezembro de 2001, a Unesco reconheceu o conjunto arquitetônico do município como Patrimônio Cultural Mundial. O trabalho acadêmico em questão tem como foco o trabalho desenvolvido pela Superintendência do IPHAN em Goiás e busca abordar o problema da falta de comunicação do órgão com a sociedade local. O problema comunicacional consiste na necessidade de ampliação do diálogo com a comunidade do estado de Goiás sobre a educação patrimonial e o trabalho de preservação dos bens culturais e materialização desenvolvidos pelo Iphan na sociedade. Para tanto, esse projeto de conclusão de curso realizou a produção de um produto comunicacional videográfico de finalidade institucional, utilizando linguagem reflexiva e contemporânea. Obteve-se bons resultados com a finalização do produto, no qual pode-se compreender a verdadeira missão e importância do trabalho do Iphan Goiás no resgate da cultura, história, memória e identidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAOpt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - MARIANA JARDIM - CORRIDO PDF .pdf22,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AUTORIZAÇÃO RAG ASSINADA Mariana Jardim.pdf714,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
QR CODE DOC NO PDF .png4,92 kBimage/pngVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador