PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6675
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Sacramento da penitência na pastoral da igreja
Autor(es): Neves , José Eldo Santos Das
Primeiro Orientador: Santos, Elismar Alves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Eli Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Lobo, Luiz Gonzaga
Resumo: O convite à reconciliação está presente na Sagrada Escritura do Antigo ao Novo Testamento. A busca pela reconciliação se faz presente de modo diverso em várias perícopes, mantendo, assim, a originalidade e a finalidade de sua mensagem que visa a busca pelo perdão de Deus que visa restaurar a aliança que foi quebrada por causa do pecado. As Sagradas Escrituras mostram que, depois que a humanidade foi ferida pelo pecado original, passou a viver em estado permanente de conversão. Nesse contexto, o sacramento da penitência faz-se necessário como via e canal de encontro e retorno do ser humano com Deus. Reencontro da criatura com o Criador e da miséria humana com a misericórdia e a graça divina. A história revela que a Igreja sempre cuidou e se preocupou com a salvação do homem e da mulher, procurando assisti-los da melhor forma possível, sobretudo, com os sacramentos. O sacerdote é o ministro do Sacramento da Penitência (confissão). Seu ministério, ao que se refere ao Sacramento da Penitência, tem como objetivo, ajudar o penitente a se reconciliar com Deus. Atualmente, é mais fácil se confessar, sobretudo, pelo fato de a confissão ser praticada de modo individual. Entretanto, em alguns períodos da história da Igreja, nem sempre foi assim. Há relatos que, às vezes, a busca pelo Sacramento da Penitência, se tornava um peso para os penitentes, sobretudo, ao que se refere à prática das penitências aplicadas. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o Sacramento da Penitência na pastoral da Igreja. Para isso, será evidenciado a sua importância na dimensão da evangelização, conversão e santificação dos fiéis.
Abstract: La invitación a la reconciliación está presente en la Sagrada Escritura desde el Antiguo hasta el Nuevo Testamento. La búsqueda de la reconciliación se manifiesta de diversas maneras en varias perícopas, manteniendo así la originalidad y el propósito de su mensaje, que busca el perdón de Dios para restaurar la alianza que fue quebrantada debido al pecado. Las Sagradas Escrituras muestran que, después de que la humanidad fue herida por el pecado original, comenzó a vivir en un estado permanente de conversión. En este contexto, el sacramento de la penitencia es necesario como vía y canal de encuentro y retorno del ser humano a Dios. Es el reencuentro de la criatura con el Creador y de la miseria humana con la misericordia y la gracia divina. La historia revela que la Iglesia siempre ha cuidado y se ha preocupado por la salvación del hombre y la mujer, procurando asistirlos de la mejor manera posible, especialmente a través de los sacramentos. El sacerdote es el ministro del Sacramento de la Penitencia (confesión). Su ministerio, en lo que respecta al Sacramento de la Penitencia, tiene como objetivo ayudar al penitente a reconciliarse con Dios. Actualmente, es más fácil confesarse, sobre todo porque la confesión se practica de manera individual. Sin embargo, en algunos períodos de la historia de la Iglesia, no siempre fue así. Hay relatos de que, a veces, la búsqueda del Sacramento de la Penitencia se convertía en una carga para los penitentes, especialmente en lo que respecta a la práctica de las penitencias aplicadas. El objetivo de este trabajo consiste en presentar el Sacramento de la Penitencia en la pastoral de la Iglesia. Para ello, se evidenciará su importancia en la dimensión de la evangelización, la conversión y la santificación de los fieles.
Palavras-chave: Igreja
Iglesia
Sacramento da penitência
Sacerdote
Penitente
Conversão
Sacramento de la penitencia
Sacerdote
Penitencia
Conversion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6675
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O sacramento da penitência na pastoral da Igreja .pdf792,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador