PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Débora De Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T16:53:38Z-
dc.date.available2023-12-15T16:53:38Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6673-
dc.description.abstractEl Mercado Común del Sur (Mercosur), bloque derivado de la integración regional de América del Sur, fue establecido entre sus cuatro países miembros, Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay, inicialmente con fines económicos y comerciales. Con el paso de los años, con el desarrollo del bloque, se adoptaron medidas en un intento de explorar otras áreas integracionistas, como la cultura, la sociedad y la identidad, para que hubiera un acercamiento aún mayor entre los Estados Partes. Así, el propósito de este trabajo es comprender en qué medida la integración regional del Mercosur ha logrado, de hecho, construir una identidad cultural entre los ciudadanos de sus países miembros. El método de investigación elegido es un estudio de caso interpretativo, basado en el trabajo de Lijphart (1971), mediante una revisión bibliográfica. También se utilizan datos de la Encuesta Mundial de Valores (2023) sobre la confianza de los ciudadanos de Argentina, Brasil y Uruguay en el bloque, con el objetivo de comprender la asociación de tal percepción con el sentido de identidad. El marco teórico elegido es el Constructivismo, basado en Wendt (1994). La hipótesis investigada es que la formación de una identidad de Mercosur aún es embrionaria y ha avanzado poco en el proceso de integración regional. Finalmente, se concluye que el lento desarrollo de esta identidad está relacionado con la escasez de políticas culturales realizadas en el bloque, ya que aún existe alta prioridad en la realización de acciones relacionadas únicamente con áreas comerciales y económicas. También es posible comprobar que la población del bloque tiene bajos niveles de confianza en el bloque, lo que dificulta el desarrollo de una identidad Mercosur.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercosulpt_BR
dc.subjectMulturapt_BR
dc.subjectMdentidadept_BR
dc.subjectMntegração regionalpt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleIdentidade cultural em processos de integração regional: O caso do mercosulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pietrafesa, Pedro Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0542-4753pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048337427692081pt_BR
dc.contributor.referee1Okado, Giovanni Hideki Chinagliapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6734-4794pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3578630041693229pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Guilherme Augusto Batistapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879805848453806pt_BR
dc.description.resumoO Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco derivado de uma integração regional na América do Sul, foi estabelecido entre os seus quatro países-membros, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, inicialmente com propósitos econômicos e comerciais. Ao longo dos anos, com o desenvolvimento do bloco, medidas foram adotadas na tentativa de explorar outros âmbitos integracionistas, como o da cultura, sociedade e identidade, para que houvesse uma aproximação ainda maior entre os Estados Partes. Assim, o propósito deste trabalho é entender até que ponto a integração regional do Mercosul, de fato, conseguiu construir uma identidade cultural entre os cidadãos de seus países-membros. O método de pesquisa escolhido é o estudo de caso interpretativo, baseado na obra de Lijphart (1971), por meio de uma revisão bibliográfica. Também são utilizados dados da Pesquisa Mundial de Valores (2023) sobre a confiança dos cidadãos da Argentina, Brasil e Uruguai no bloco, com o intuito de entender a associação de tal percepção com o senso de identidade. O referencial teórico escolhido é o construtivismo, com base em Wendt (1994). A hipótese investigada é a de que a formação de uma identidade mercosulina ainda é embrionária e pouco avançou no processo de integração regional. Por fim, conclui-se que o desenvolvimento lento dessa identidade está relacionado com a escassez de políticas culturais realizadas no bloco, visto que ainda há uma grande prioridade na realização de ações relacionadas somente a áreas comerciais e econômicas. Também é possível averiguar que a população do bloco apresenta níveis baixos de confiança no bloco, dificultando o desenvolvimento de uma identidade do Mercosul.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_DEBORA_-_VERSAO_FINAL_assinado.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador