PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6638
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem terapêutica no desenvolvimento capilar na alopécia androgênica
Título(s) alternativo(s): Terapeutica Capilar na Alopécia Androgênica
Autor(es): Moreira, Hyohan da Silva
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Basso Filho, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Kemil Rocha
Resumo: Alopecia androgenética é uma patologia mediada por andrógenos sistêmicos e fatores genéticos, caracterizada pela perda progressiva e padronizada de cabelo associada ao aumento da idade, sendo mais prevalente em homens caucasianos e afeta aproximadamente 50% dos homens aos 50 anos. Objetivo: Revisar os efeitos gerados dos tratamentos mais atuais para alopecia androgenética. Metodologia: A busca foi feita através das plataformas MedLine, LILACS, PubMed e SciELO. A pesquisa foi realizada de agosto de 2022 até maio de 2023. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos 6 anos. Resultados: Foram identificados 786 artigos nos bancos de dados, dos quais 36 foram selecionados para análise. Dos selecionados, 25 artigos foram excluídos por utilizarem Minoxidil e outras soluções tópicas ou medicamentos em suas pesquisas ou não estarem relacionados ao tema. Um total de 11 artigos para a análise, sendo 7 deles relevantes para a discussão. Todos os estudos fornecem evidências que demonstram a eficácia dessas abordagens terapêuticas. Conclusão: Tanto o laser, o microagulhamento e o plasma rico em plaquetas (PRP) são tratamentos não invasivos e seguros, o que os torna em opções promissoras no tratamento da alopecia androgenética masculina. Porém será preciso mais pesquisas, por conta de ainda haver estudos em divergências.
Palavras-chave: Alopecia androgenética
Queda capilar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6638
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Hyohan Silva Moreira.pdf304,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador