PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Layza Franco Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T10:46:36Z-
dc.date.available2023-12-14T10:46:36Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6623-
dc.description.abstractThe aim of this research is to explore the concept of volume in a comprehensive way, from both a mathematical and pedagogical point of view. The methodology used involved a critical analysis of Davydov and Libâneo's theories, followed by an exploration of the evolution of volume formulas, from initial simplifications to more complex generalizations. The question that guided the research was: How can we promote a deeper understanding of the concept of volume and its relevance through a dynamic teaching approach? The results highlight the importance of adapting to students' needs, stimulating curiosity and autonomy, interdisciplinarity and the evolution of mathematical thinking. The contribution that this research sought to achieve was to inspire educators, students and researchers to explore the vast possibilities of studying volume and mathematics in general.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVolumept_BR
dc.subjectConceito de volumept_BR
dc.subjectCálculo de volumept_BR
dc.titleAvanços e concepções no cálculo de volumes: uma análise histórica e detalhada desde os primeiros prismas até as integrais duplaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5769-634Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5769-634Xpt_BR
dc.contributor.referee1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é explorar o conceito de volume de maneira abrangente, tanto do ponto de vista matemático quanto pedagógico. A metodologia utilizada envolveu uma análise crítica das teorias de Davydov e Libâneo, seguida de uma exploração da evolução das fórmulas de volume, desde as simplificações iniciais até as generalizações mais complexas. A pergunta que orientou a pesquisa foi: Como podemos promover uma compreensão mais profunda do conceito de volume e sua relevância por meio de uma abordagem dinâmica de ensino? Os resultados encontrados destacam a importância da adaptação às necessidades dos alunos, o estímulo à curiosidade e autonomia, a interdisciplinaridade e a evolução do pensamento matemático. A contribuição que essa pesquisa procurou atingir foi inspirar educadores, estudantes e pesquisadores a explorar as vastas possibilidades do estudo do volume e da matemática em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Conceito de volume.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador