PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6586
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relevância dos aspectos clínicos na cistite actínica tardia em pacientes pós-radioterapia pélvica
Autor(es): Freitas, João Henrique Affiune De
Gomes, José Victor Lisboa Cardoso
Primeiro Orientador: Pinezi, Juliana Castro Dourado
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Renata de Bastos Ascenco
metadata.dc.contributor.referee2: Souto, Andreza Karine de Barros Almeida
Resumo: Apesar da reconhecida eficácia, a radioterapia pode induzir efeitos colaterais em órgãos normais adjacentes ao tumor, sendo a cistite actínica um dos eventos adversos potenciais na radioterapia pélvica. A gravidade desta condição pode ser categorizada segundo a escala do Radiation Therapy Oncology Group (RTOG), que varia do grau 0 (ausência de alterações) ao grau 5 (morte relacionada ao efeito colateral da radioterapia), auxiliando os profissionais na escolha do tratamento mais apropriado. O objetivo da revisão foi elucidar como os estudos avaliam a severidade da cistite actínica tardia, enfatizando o impacto da idade do paciente e da dose da radioterapia na incidência e gravidade dos sintomas crônicos apresentados. Vinte e oito artigos foram selecionados para análise de seus dados. A mediana do tamanho da amostra foi de 300, variando de 47 a 3216 pacientes, com idade média de 67,4 ± 3,5 anos. O período médio de acompanhamento foi de 61,3 meses (variando de 6 a 230 meses), incluindo pacientes com tumores locais e localmente avançados, excluindo-se estudos sobre doenças metastáticas. A revisão revelou variações significativas na avaliação da incidência e gravidade da cistite actínica entre os estudos. A maior ênfase dos artigos para análises de prognóstico e resposta terapêutica evidenciou que os oncologistas dão pouca relevância para o estudo dos efeitos colaterais urinários tardios da radioterapia, apesar do grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que sobrevivem à doença. A carência de detalhamento específico sobre os sintomas urinários limita a análise estatística para determinar a influência de variáveis como idade e dose da radioterapia na cistite actínica tardia. Para análises futuras mais efetivas, é imprescindível também o comprometimento dos autores em aderir às classificações estabelecidas de maneira padronizada.
Palavras-chave: Cistite
Radioterapia
Câncer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::CANCEROLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA HUMANA E MEDICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6586
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Freitas JHA Gomes JVLC Pinezi JCD 2023.pdf74,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador