PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6533
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos agudos da espirometria de incentivo na capacidade funcional de pacientes com restrições ventilatórias
Autor(es): Campos, Isabela Nascimento
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Elizabeth Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Alcântara, Erikson Custódio
Resumo: Introdução: O distúrbio ventilatório restritivo (DVR) é caracterizado por uma diminuição da capacidade pulmonar total, sendo resultado de disfunções que afetam a complacência dos pulmões ou da parede torácica gerando uma restrição, sendo que nesta situação, os alvéolos recebem uma quantidade menor de ar, resultando em uma diminuição dos volumes pulmonares, em situação pode impactar na capacidade funcional desses pacientes, que é a aptidão para realizar atividades, que permitam que o indivíduo cuide de si mesmo, vivendo de forma independente. Objetivo: Analisar os efeitos da espirometria de incentivo à fluxo na capacidade funcional de pacientes hospitalizados com distúrbio ventilatório restritivo. Métodos: estudo transversal, randomizado, prospectivo e analítico, realizado na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia em que foi realizado um protocolo de 4 séries de 12 repetições, com intervalo de dois minutos entre elas em 21 pacientes divididos em 2 grupos: Grupo Respiron® com supervisão (12 pacientes) e grupo Respiron® sem supervisão (9 pacientes). Foi realizada a mensuração da capacidade funcional através do teste de sentar e levantar em 1 minuto antes do início do protocolo e antes da alta hospitalar. Resultados: Amostra composta por 14 (66,7%) homens e 7 (33,3%) mulheres, com predomínio de um distúrbio pulmonar restritivo de moderado a grave e sem diferença no perfil epidemiológico entre os grupos. Quanto à avaliação da capacidade funcional observou uma melhora estatisticamente significativa nos dois grupos (grupo A p> 0.000 e grupo B p> 0.004), mas sem diferenças significativas entre eles (p>0.942). Conclusão: O treinamento com o incentivador respiratório (Respiron®) durante o período de internação foi efetivo na melhora da capacidade funcional de pacientes com restrições ventilatórias, o que pode repercutir favoravelmente na melhora da qualidade vida e diminuição do tempo de internação e melhor recuperação pós hospitalização.
Palavras-chave: Fisioterapia
Internação hospitalar
Espirometria
Testes de função respiratória
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6533
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_Isabela_Nascimento.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador