PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6391
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Santa Dica: valorização de histórias locais por meio da linguagem dos quadrinhos
Autor(es): Trevisan, Jean Carlo
Primeiro Orientador: Sousa, Genilda da Silva Alexandria
metadata.dc.contributor.referee1: Hsuan-An, Tai
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, João Paulo de Morais
Resumo: Este texto resume a proposta de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que utiliza a linguagem dos quadrinhos para trazer visibilidade e conhecimento público para histórias importantes do estado de Goiás, valorizando personagens místicos e culturais. O objetivo é despertar o interesse e a curiosidade de jovens do ensino fundamental e médio por meio de ilustrações e narrativas em quadrinhos. O foco é a história de Santa Dica, uma mulher considerada santa na região de Lagolândia, cuja contribuição para a sociedade e cultura é pouco conhecida. O uso do design nas ilustrações é fundamental para transmitir a personalidade dos personagens e criar uma atmosfera adequada à história.Ao abordar a importância do design na criação de quadrinhos, destaca-se a sua relevância para a maneira como a história é contada e visualmente apresentada. O design inclui elementos como o layout das páginas, a escolha de cores, a ilustração dos personagens, a criação do cenário e a tipografia. Todos esses elementos contribuem para a integridade e a autenticidade da narrativa em quadrinhos, permitindo que o leitor se transporte para o período histórico retratado e compreenda a personalidade dos personagens. A história dos quadrinhos remonta aos primórdios da humanidade, com registros de desenhos sequenciais encontrados em cavernas pré-históricas. Ao longo do tempo, os quadrinhos evoluíram e se desenvolveram como uma forma de arte e comunicação. No século XIX, eles começaram a ser reconhecidos como uma forma de expressão legítima, com obras como "Histoire de Monsieur Jabot", de Rodolphe Töpffer, pioneiro nesse gênero. O texto também aborda a história dos quadrinhos, desde suas origens pré-históricas até sua evolução como forma de expressão artística e narrativa crítica. Destaca-se a importância dos quadrinhos como meio de contar histórias e explorar temas relevantes, levando à valorização e popularização desse tipo de conteúdo.
Palavras-chave: Quadrinhos
Design
Lagolândia
Santa Dica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6391
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_JEAN_CARLO.pdf46,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador