PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Jhiovana Chavespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-06T14:34:25Z-
dc.date.available2023-07-06T14:34:25Z-
dc.date.issued2023-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.subjectPolíticas públicas-
dc.subjectRessocialização-
dc.subjectReincidência-
dc.titleDa (in)eficácia das medidas socioeducativas: (in)efetividade das políticas públicas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moi, Fernanda de Paula Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605188472577977pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Maria de Sousapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7442631754599055pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se dá ao questionamento da ineficácia das medidas socio- educativas, visto que o Brasil é historicamente um país violento e, a baixa idade ao qual os delituosos vêm atuando na prática de infrações tipificadas no ordenamento jurídico brasileiro é alarmante, deste modo, é de urgência e extrema importância a reflexão deste fator. Quando a educação é deficiente, seja pela falta de acesso, qua- lidade inadequada ou desinteresse por parte dos adolescentes, eles podem encontrar- se desmotivados e sem perspectivas de um futuro melhor. Isso pode levá-los a buscar alternativas fora do ambiente educacional, na busca de uma sensação de pertenci- mento, poder ou vantagem social. Da mesma forma, a ausência de uma base familiar sólida pode deixar os adolescentes desamparados, sem suporte emocional, orienta- ção e disciplina adequada. No entanto, é importante ressaltar que a relação entre a escassez de educação, a base familiar fragilizada e o envolvimento com o mundo infracional não são uma regra absoluta. Existem inúmeros adolescentes que, mesmo diante de dificuldades, encontram meios de superá-las e trilhar caminhos legais e pro- dutivos. É necessário adotar uma abordagem que envolva não apenas a educação em sim, mas também, outros fatores que também estão atrelados ao envolvimento de políticas públicas e oportunidades de inserção social para que os adolescentes te- nham alternativas positivas em suas vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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