PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6327
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características e diagnóstico laboratorial das infecções causadas pelo hantavírus
Autor(es): Paiva, Felipe Augusto Matsuura
Primeiro Orientador: Cardoso, Alessandra Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Souto, Renata Carneiro Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Mauro Meira de
Resumo: Introdução: A hantavirose é uma zoonose de distribuição mundial que utiliza como vetores roedores, musaranhos, toupeiras e morcegos. Os sintomas da infecção pelo hantavírus assemelham-se aos de diversas doenças, por isso o diagnóstico laboratorial é crucial para o tratamento precoce. Objetivo: O presente estudo objetivou realizar uma revisão da literatura sobre as características e diagnóstico laboratorial da hantavirose. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com base no modelo PRISMA, com seleção de estudos nas bases de dados Portal de Periódicos da CAPES, PubMed/Medline, Scielo, ScienceDirect e Biblioteca Virtual em Saúde, empregando os descritores: hantavírus, diagnóstico laboratorial, exames e zoonose, em português e inglês, no período de 2015 a 2022. Resultados: Foram selecionados 18 artigos científicos que atendiam aos critérios de inclusão. Conclusão: Existe uma relação entre o meio ambiente e os reservatórios de hantavírus, ou seja, fatores ecológicos e antropogênicos exercem grande influência na ocorrência da hantavirose. O diagnóstico dessa doença é desafiador e requer investigação detalhada que inclua a sintomatologia do paciente, o histórico de exposição a animais reservatórios e os resultados de exames laboratoriais nas áreas de imunologia, biologia molecular, bioquímica e hematologia. Como desfechos negativos da hantavirose incluem-se a febre hemorrágica com síndrome renal, a síndrome pulmonar por hantavírus e o óbito.
Palavras-chave: Hantavírus
Técnicas de laboratório clínico
Zoonoses virais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6327
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - FELIPE AUGUSTO MATSUURA PAIVA - 2023.pdf327,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador