PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6313
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Convivendo com a soropositividade para HIV e a Aids: um estudo narrativo da literatura
Autor(es): Alves, Isadora Guimarães Youssuf
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Adrielle Cristina Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Leila Márcia Pereira de
Resumo: INTRODUÇÃO: O estigma relacionado ao HIV pode se referir às crenças, atitudes e sentimentos negativos em relação às pessoas que convivem com o vírus, como também em relação a seus familiares. OBJETIVO: Descrever, de acordo com a literatura, o impacto sobre a saúde mental da pessoa com diagnóstico de soro positividade para HIV e AIDS. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo narrativo, com recorte temporal do ano de 2017 a 2022. A busca foi realizada nos meses de fevereiro a março de 2023, por meio da BVS -Biblioteca Virtual da Saúde, Google Acadêmico e das bases de dados: SCIELO, LILACS, MEDLINE. Foram selecionados 15 estudos com abordagens em torno da vivência do indivíduo com HIV/Aids, suas repercussões emocionais e na vida psicossocial. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram destacados alteração do humor e do afeto, manifestados por tristeza profunda, perda de prazer, aumento ou diminuição do apetite e alterações no sono. A estabilidade familiar demonstrou ser um fator que assegura melhor enfrentamento da doença: quando receberam afetos positivos de familiares e amigos, lidam com o adoecimento de maneira mais favorável. CONCLUSÃO: O estigma e a discriminação relacionados ao HIV estão presentes no cotidiano desses indivíduos, constituindo barreiras para a prevenção, acesso aos cuidados tratamento e controle da doença. O estudo permitiu observar significativas repercussões na vida psicossocial de pessoas soropositivas para o HIV e a AIDS. O convívio com a doença desencadeia o desenvolvimento de transtornos de ordem emocional e psíquica. Ansiedade, depressão, culpa, vergonha, insegurança, baixa autoestima e medo são, significativamente, confidenciados.
Palavras-chave: HIV/Aids
Depressão
Saúde mental
Soropositividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6313
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PDF.pdf198,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
declaração Isadora.bmp4,39 MBBMPVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador