PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Bruna Rocha dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T16:54:10Z-
dc.date.available2023-07-03T16:54:10Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6292-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEstudante autistapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA inclusão de alunos com TEA no contexto da educação dos anos iniciais: revisitando o processopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Julenice Alves dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171643393577694pt_BR
dc.description.resumoNão há como negar que a sociedade perpassa por diversas transformações que impactam diretamente no âmbito escolar. Nesse mesmo contexto, a demanda de alunos que necessitam de um apoio individualizado aumenta e, por isso, a escola precisa modificar as relações de tratamento a esse público. Dessa forma, a inclusão vem como potencializadora desse processo. Para isso, foi delimitado o estudo com foco nos alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista e é necessário compreender teoricamente como se dá a sua inclusão no ensino regular. Nesse sentido, o trabalho é subsidiado por uma revisão bibliográfica com autores que discutem o tema de forma pertinente. Além disso, cabe citar que antes da efetivação da inclusão do aluno autista, muitos paradigmas foram quebrados e leis foram criadas para sua concretização. Nota-se que estudante que possui autismo, necessita de mecanismos eficazes para que sua inserção no âmbito escolar eleve suas habilidades. Por isso, o professor necessita de uma formação continuada para dar a essas discentes condições mínimas de equidade no que tange a aprendizagem. Dessa maneira, a inclusão, nos anos iniciais do ensino fundamental, dos discentes autistas, é necessária e precisa ser realizada no ensino regular, para que com as diferenças, a educação proporcione a interação e respeito à diversidade. Ao abordar sobre o discente dentro do espectro autista, o objetivo geral foi compreender teoricamente como se dá seu processo de inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, o primeiro capítulo buscou contextualizar características do TEA, com conceitos e bases teóricas. No segundo capítulo, visou-se apresentar a trajetória histórica do aluno autista até seu processo de inclusão. E, por fim, o último capítulo trouxe reflexões teóricas frente aos desafios que o professor encontra, no âmbito escolar, para incluir o discente com TEA. Nesse contexto, vale enfatizar que apesar de diversos mecanismos existentes para compreender o processo inclusivo do aluno autista, a falta de informação por parte dos docentes permanece alta. O trabalho baseou-se em uma revisão bibliográfica, com contribuições de autores que discutem de forma pertinente o tema proposto. Assim, com reflexões e conceitos científicos, subsidiou a pesquisa. Foram utilizados para isso, Souza (2017), Glat (2009), Machado (2001), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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