Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Luiz Henrique de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T13:54:29Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T13:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6282 | - |
dc.description.abstract | The study aims to analyze the equality symbol in mathematics, focusing on the transition from arithmetic to algebra. The research explores the history of the symbol, its origins and evolution, and addresses the difficulties faced by students during the transition, highlighting conceptual and pedagogical challenges. Several concepts associated with the equality symbol were identified through an in-depth literature review, including equivalence, combinatorial operations, mathematical identities, and notation standardization. The study also investigates students’ understanding of the symbol and pedagogical strategies for a more solid comprehension. The results emphasize the relevance of the equality symbol both historically and pedagogically, and the need for a proper understanding for the development of logical-analytical thinking and solving complex problems. In conclusion, the research reinforces the importance of the equality symbol in mathematics, particularly in the transition from arithmetic to algebra, recommending the adoption of pedagogical approaches that consider the multiple facets of this symbol, assisting students in the transition from arithmetic to algebra more effectively. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Símbolo de igualdade | pt_BR |
dc.subject | Transição aritmética para a álgebra | pt_BR |
dc.subject | Análise histórica e conceitual | - |
dc.title | A evolução do símbolo de igualdade na história da matemática e sua importância na reorganização dos conceitos de igualdade na transição da aritmética para a álgebra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimenta, Adelino Candido | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2820-8378 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7917516642709787 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pela, Rosimara Fachin | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2820-8378 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1632178399296073 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Vanda Domingos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7214304736762912 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo visa analisar o símbolo de igualdade na matemática, focando na transição da aritmética para a álgebra. A pesquisa explora a história do símbolo, suas origens e evolução, e aborda as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a transição, evidenci ando os desafios conceituais e pedagógicos. Diversos conceitos associados ao símbolo de igualdade foram identificados através de revisão bibliográfica aprofundada, incluindo equi valência, operações combinatórias, identidades matemáticas e padronização de notação. O estudo também investiga a compreensão dos alunos sobre o símbolo e as estratégias pedagógicas para uma compreensão mais sólida. Os resultados destacam a relevância do símbolo de igualdade tanto historicamente quanto pedagogicamente, e a necessidade de uma compreensão adequada para o desenvolvimento do pensamento lógico-analítico e a resolução de problemas complexos. Em conclusão, a pesquisa reforça a importância do símbolo de igualdade na matemática, particularmente na transição da aritmética para a álgebra recomendando a adoção de abordagens pedagógicas que considerem as múltiplas facetas desse símbolo, auxiliando os alunos na transição da aritmética para a álgebra de maneira mais eficaz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Luiz Henrique-Monografia finalizada (1).pdf | 473,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador