PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6270
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação étnico racial: o que temos de fato como eixo transversal curricular para a educação básica?
Autor(es): Santos, Caio Cesar dos
Primeiro Orientador: Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Angela Dantas Fonseca dos
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira Neto, Ivan
Resumo: A discussão educacional referente à Educação Étnico Racial no Brasil não é recente. Seguindo uma ordem de fatores e poderes, vinculadas às demandas sociais de cada período histórico, alguns marcos regulatórios procuraram orientar as práticas educacionais no país e, com ela, a discussão sobre as relações étnico raciais a ser realizada nas escolas. Prevista em Lei e, atualmente presente nas orientações, habilidades e competências apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular - documento norteador das práticas curriculares no Brasil para a Educação Básica, a Educação Étnico Racial é um tema extremadamente relevante do ponto de vista não apenas educacional, mas da formação integral dos estudantes, como um ponto importante, na luta contra o racismo. Nesse sentido, o presente trabalho analisou as habilidades e competências presentes na BNCC, referente a essa temática, para todos os níveis educacionais, bem como as diferentes áreas de ensino concentrando, posteriormente sua análise, no ensino de Geografia, área de formação dos autores. Assim, a partir de uma análise qualitativa, que envolve o documento da BNCC, bem como duas coleções de livros didáticos, de forma comparativa, observou-se que apesar de ser instituído várias pontos de inserção da temática, ao longo das diferentes séries no ensino de Geografia e, os livros didáticos trazerem a chamada: atualizado conforma a BNCC, a Educação Étnico Racial é pouco desenvolvida de fato, nos livros. Ela é praticamente incipiente e os livros didáticos não atendem de fato, o que é orientado pela BNCC, ficando a cargo do professor o desenvolvimento da temática.
Abstract: The educational discussion regarding Racial Ethnic Education in Brazil is not recent. Following an order of factors and powers, linked to the social demands of each historical period, some regulatory frameworks sought to guide educational practices in the country and, with it, the discussion on ethnic-racial relations to be carried out in schools. Provided for by law and currently present in the guidelines, skills and competences presented by the National Common Curricular Base - a guiding document of curricular practices in Brazil for Basic Education, Racial Ethnic Education is an extremely relevant topic from the point of view not only of education, but also of the integral formation of students, as an important point in the fight against racism. In this sense, the present work analyzed the skills and competences present in the BNCC, referring to this theme, for all educational levels, as well as the different areas of education, later concentrating its analysis on the teaching of Geography, the authors' training area. Thus, from a qualitative analysis, which involves the BNCC document, as well as two collections of textbooks, in a comparative way, it was observed that despite being instituted several points of insertion of the theme, throughout the different series in teaching of Geography and, the textbooks bring the call: updated according to the BNCC, Racial Ethnic Education is little developed in fact, in the books. It is practically incipient and the textbooks do not really meet the requirements, which is guided by the BNCC, leaving the teacher to develop the theme.
Palavras-chave: Educação étnico racial
Ensino de geografia
Base nacional comum curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6270
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc_caio_final 2.pdf866,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador