PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6267
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política social de saúde e o serviço social no hospital de urgência da eegião noroeste governador Otávio Lages Siqueira (HUGOL)
Autor(es): Souza, Antonia Helena de
Primeiro Orientador: Faria, Sandra de
metadata.dc.contributor.referee1: Paro, Carmen Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Bento, Marly Machado
Resumo: Na monografia as análises privilegiam a sistematização dos estudos sobre a política de saúde e a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS, no Brasil. Destaque para o movimento da reforma sanitária e a Constituição Federal de 1988, as conferências de saúde e a participação popular e as políticas públicas nos governos neoliberais. A presente monografia é resultado do estágio supervisionado em Serviço Social pela PUC Goiás no Hospital de Urgência Governador Otávio Lages Siqueira (HUGOL), situado no município de Goiânia, Goiás e dos estudos realizados sobre a trajetória da política social de saúde e o trabalho do assistente social. Entende-se que as disputas entre os projetos privatista, público e o SUS Constitucional fazem parte do processo de desenvolvimento do capitalismo em sua fase neoliberal, com retração nos direitos sociais para a classe trabalhadora a favor dos interesses privados e de mercado, alcançando todos os aspectos da vida social. Nessa perspectiva, é preciso refletir sobre o Serviço Social na área de saúde e seus desafios na defesa dos direitos sociais universais.
Palavras-chave: Saúde
Política pública
Serviço social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6267
Data do documento: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ANTONIA HELENA DE SOUZA.pdf422,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador