PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dayane Teles dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T00:18:32Z-
dc.date.available2023-06-30T00:18:32Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6236-
dc.description.abstractVolleyball is a sport that has been taught in different contexts of the physical education teacher and its practice through specific methods can provide great experiences to its practitioners, both in the social environment, as well as in the improvement of self-esteem. Method: For the construction of this work, the methodology used was a bibliographic review of a qualitative nature, with the field of Sports and Health Sciences as a line of research. A cross-sectional temporal record of articles published in Portuguese in the last 10 years, consulted on the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar platforms, was used. Results: As a result, it was discovered that the teacher has a fundamental role in the development of methods that improve the development of their athletes in affective-social aspects. In addition, it was treated that adolescent athletes felt motivated to practice volleyball, as it develops personal aspects of self-care, self-knowledge, leisure, change in lifestyle and interpersonal, for example, family experience, sense of team and social recognition. Conclusions: It was verified that the sports initiation of volleyball plays a fundamental role in the socialization and self-esteem of adolescents, being possible to verify from each age group and level of development in the learning process. In addition, they demonstrate that physical education, in general, enables students to have greater cognitive, motor, and social development, thus ensuring the construction of the individual for society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleA iniciação esportiva do voleibol como ferramenta para o desenvolvimento da socialização e da autoestima em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeInitiating volleyball in sports as a tool for the development of socialization and self-esteem in adolescentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Cintia dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Made Júniorpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Clistênia Prudencianapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.description.resumoO voleibol é um esporte que vem sendo ensinado nos diversos contextos de atuação do professor de educação física e, sua prática por meio de métodos específicos pode proporcionar grandes vivências aos seus praticantes, tanto no meio social, como também na melhoria da autoestima. Averiguar as influências da iniciação esportiva do voleibol para o desenvolvimento da autoestima e socialização em adolescentes é nosso objetivo geral, desta forma, é imprescindível a prática de atividades físicas para adolescentes, visto isso, como o voleibol pode influenciar no desenvolvimento da socialização e da autoestima em adolescentes? Método: Para construção deste trabalho, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como linha de pesquisa a área de Ciências do Esporte e da Saúde. Foi utilizado um recorde temporal transversal de artigos publicados em língua portuguesa nos últimos 10 anos, consultados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Resultados: Como resultados, encontrou-se que o professor possui papel fundamental para o desenvolvimento de métodos que melhorem o desenvolvimento de seus atletas em aspectos afetivo-sociais. Além disso, verificou-se que atletas adolescentes se sentem motivados a praticar voleibol, pois o mesmo desenvolve aspectos pessoais de autocuidado, autoconhecimento, lazer, mudança no estilo de vida e interpessoais, por exemplo, experiência familiar, senso de equipe e reconhecimento social. Conclusões: Verificou-se que a iniciação esportiva do voleibol possui papel fundamental na socialização e auto estima de adolescentes, sendo possível comprovar a partir de cada faixa etária e nível de desenvolvimento no processo de aprendizagem. Além disso, evidências mostram que a educação física, em geral, possibilita aos alunos maior desenvolvimento cognitivo, motor, como também social, contribuindo assim, na construção do indivíduo para sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DAYANE versão final RAG.pdf23,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador