PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Flávia Gouveia Polastript_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T23:02:43Z-
dc.date.available2023-06-29T23:02:43Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6229-
dc.description.abstractThis study has as its theme: Physical Assessment: Its importance for the practice and prescription of physical exercise. It aims to investigate the practice of physical assessment as an essential element for the effective and competent prescription of physical exercises in gyms. The methodological path was research carried out with a study of bibliographic analysis. The results reveal that the importance given to the physical assessment service varies from user to user, most of the interviewee`s report that they would not do the assessment if they were not obliged, that most physical education professionals require an assessment before prescribing a training program. physical exercise, more that there are still professionals who do not make this requirement and who still reports that it is possible to adapt an efficient physical exercise prescription without the student having undergone a physical evaluation, that there is a considerable portion of gyms that do not require the student to pass by a primary assessment at the time of enrollment and that the academies that require primary assessment, most of them did not require reassessments. It is concluded that many evaluate themselves only for their self-knowledge; others to monitor their evolution; others just to know their body composition; others to impose their limits, which despite the presence of the indicators recommended by the literature, their quality is impaired because there is no significant difference found in the vast majority of them, as well as the lack of standardization, the professionals working in the Personal Trainer segment are predominantly young people , but 50% of the participants have worked in the follow-up for more than 10 years, and that 10% of the sample reported having a degree in Physical Education only in the Licentiate modality.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação físicapt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectPrescriçãopt_BR
dc.titleAvaliação física: sua importância para a prática e prescrição do exercício físicopt_BR
dc.title.alternativeAvaliação física: sua importância para a prática e prescrição do exercício físicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Cintia dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Made Júniorpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Clistênia Prudencianapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema: Avaliação Física: Sua importância para a prática e prescrição do exercício físico. Tem como objetivo investigar a prática da avaliação física como elemento essencial para a prescrição efetiva e competente de exercícios físicos em academias. O caminho metodológico foi uma pesquisa com análise bibliográfica. Os resultados revelam que a importância dada ao serviço de avaliação física varia de usuário para usuário, grande parte dos entrevistados relatam que não fariam a avaliação se não fossem obrigados, que a maioria dos profissionais de educação física exigem um avaliação antes de prescrever um programa de exercício físico, mais que ainda existe profissionais que não faz essa exigência e que ainda relata ser possível adequar uma prescrição de exercício físico eficiente sem o aluno ter passado por uma avaliação física, que existe uma parcela considerável de academias que não exigem que o aluno passe por uma avaliação primaria no ato da matricula e que as academias que exigem a avaliação primaria, boa parte delas não exigiam as reavaliações. Conclui-se que muitos se avaliam apenas para seu autoconhecimento; outros para o acompanhamento de sua evolução; outros para saberem apenas sua composição corporal; outros para imposição de seus limites, que apesar da presença dos indicadores recomendados pela literatura, sua qualidade fica prejudicada por não ser encontrada diferença significativa na grande maioria deles, bem como a falta de padronização, os profissionais atuantes no seguimento de Personal Trainer são predominantes jovens, mas 50% dos participantes atuam no seguimento há mais de 10 anos, e que 10% da amostra informou possui graduação em Educação Física apenas na modalidade Licenciatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FLANKLEN RHANIEL.docx117,79 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador