PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6226
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do ensino da ginástica para o desenvolvimento psicomotor infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The importance of gym teaching for child psychomotor development in the early years of elementary education
Autor(es): Moura, Gustavo da Silva e Souza Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee1: Diniz, Clistênia Prudenciana
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Rafael Felipe de
Resumo: O presente estudo aborda sobre os aspectos metodológicos e pedagógicos do ensino da ginástica nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as dificuldades encontradas pelos professores em trabalhar este conteúdo da cultura corporal do movimento no ambiente escolar. Dentro do contexto da subvalorização dos Profissionais de Educação Física no Brasil e das dificuldades metodológicas para ensino da ginástica nas escolas brasileiras, este estudo tem como objetivo principal investigar os aspectos metodológicos e pedagógicos do ensino da ginástica nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, de modo que as análises feitas e os resultados dispostos foram oriundos de exploração e dedução analítica. Como resultados, foram observados problemas na formação dos PEF, que ainda precisam se decidir pelo bacharelado ou licenciatura, fato que prejudica a formação dos mesmos, o preconceito enraizado na sociedade brasileira com os professores de educação física e o uso da ginástica como coadjuvante e meio de ensino para outros conteúdos, nunca como protagonista. Por fim, como considerações finais foram propostas como soluções para os problemas apresentados uma readequação das Diretrizes Curriculares de Educação Física e o ensino das modalidades acrobática e artística nas escolas, visto que estas não exigem grandes orçamentos e cumprem com o papel principal do ensino de ginástica nos primeiros anos do Ensino Fundamental, que é a promoção da ludicidade, criatividade, autoconhecimento corporal e desenvolvimento do senso de equipe.
Abstract: The present study deals with the methodological and pedagogical aspects of teaching gymnastics in physical education classes in the early years of elementary school, as well as the difficulties encountered by teachers in working this content of the body culture of movement in the school environment. Within the context of the undervaluation of Physical Education Professionals in Brazil and the methodological difficulties for teaching gymnastics in Brazilian schools, this study has as main objective to investigate the methodological and pedagogical aspects of teaching gymnastics in physical education classes in the early years of schooling. The methodology adopted was the literature review, so that the analyzes carried out and the results displayed came from exploration and analytical deduction. As a result, problems were observed in the formation of PEF, who still need to decide for a bachelor's degree or licentiate, a fact that impairs their formation, the prejudice rooted in Brazilian society with physical education teachers and the use of gymnastics as an adjunct and teaching medium for other content, never as protagonist. Finally, as final considerations, a readjustment of the Physical Education Curriculum Guidelines and the teaching of acrobatic and artistic modalities in schools were proposed as solutions to the problems presented, since these don’t require large budgets and fulfill the main role of gymnastics teaching in the first years of Elementary School, which is the promotion of playfulness, creativity, body self-knowledge and the development of a sense of team.
Palavras-chave: Ginástica para todos
Profissionais de educação física
Escolas de ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6226
Data do documento: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_ROMANO LICENC versão final RAG.pdf404,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador