PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6195
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência multidimensional contra crianças e adolescentes em Goiânia no início do Século XXI
Autor(es): Carvalho, Mariana Almerita de
Primeiro Orientador: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
metadata.dc.contributor.referee1: Paro, Carmen Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Denise Carmen de Andrade
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as formas de enfrentamento da violência multidimensional sofrida pelas crianças e adolescentes, buscando tipificar essas formas de violência, que se estendem para além da violência física, sexual e psicológica, entendendo que suas múltiplas faces e dimensões não se apresentam de maneira isolada. Esta pesquisa tem uma natureza quanti-qualitativa, pois utiliza dados secundários estatísticos em relação à frequência e tipologia das formas de violências abordadas. A problematização da violência, dos direitos das crianças e adolescentes e das formas de enfrentamento da violência por parte do Estado será realizada com levantamento de dados publicizados e documentais e estudo bibliográfico de artigos e livros de autores que discutem sobre essas temáticas. A monografia está dividida em quatro partes, a primeira aborda os conceitos de criança, adolescente e violência, a segunda aborda sobre a violência poliédrica e multidimensional contra criança e adolescente e suas diferentes formas, a terceira aborda sobre a legislação e equipamentos sociais de proteção à criança e adolescente e finalmente a quarta faz as considerações finais. Os resultados da pesquisa mostram que as legislações, os programas, os equipamentos e os instrumentos de enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente existem de fato, mas são insuficientes no combate a essa violência. Isso acontece pelo fato da violência estar enraizada nas estruturas sociais, políticas e econômicas da sociedade, portanto estrutural e não poder ser apreendida ou enfrentada isoladamente sendo poliédrica e multidimensional.
Palavras-chave: Criança e adolescente
Violência
Enfrentamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6195
Data do documento: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Mariana VIOLÊNCIA CONTRA CÇA ADOLESCENTE RAG.pdf547,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador