PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6164
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias utilizadas por enfermeiros da atenção primária para a prevenção de câncer de colo uterino
Autor(es): Lopes, Cintia Alves dos Santos
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Jamilly Conceição Brito
Resumo: INTRODUÇÃO: O enfermeiro que atua de atuação primaria à saúde (APS) é responsável por executar estratégias para a prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento de câncer de colo de útero (BRASIL, 2017). Entre as ações a serem desenvolvidas pelos enfermeiros na APS no âmbito da atenção à saúde da mulher destacam-se a anamnese, monitoramento, anotações, notificações, realizações de pedidos de exames, ações educativas e de promoção à saúde com a comunidade, vacinação dentre outras. OBJETIVO: Avaliar na literatura quais as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para a prevenção de câncer de colo de útero. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, realizada para responder à questão de pesquisa: Quais as estratégias utilizadas por enfermeiros da atenção primárias voltadas para aumentar a adesão a prevenção do câncer de colo de útero? Foram incluídos na pesquisa artigos publicados no período de 2012 a 2023, em língua portuguesa, disponíveis online e gratuitamente. Os descritores utilizados para a busca foram: Papilloma vírus Humano HPV; Assistência de enfermagem; Enfermagem. Para a busca foram utilizadas as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), MedlinePlus (Medline), Portal Regional da BVS (Bdenf), acessadas via Portal de periódicos CAPES. RESULTADOS: Foram incluídos no estudo 06 artigos. Observou-se que o conhecimento das mulheres ainda é limitado em relação à prevenção de câncer de colo de útero e que a enfermagem deve realizar ações voltadas para ampliar este conhecimento, conscientizar sobre a importância da realização do exame de Papanicolau. Poucos estudos abordaram sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros da atenção primária para a prevenção de câncer de colo de útero. Entre as estratégias identificadas neste estudo destacaram-se: utilização de tecnologias educacionais de enfermagem baseadas na teoria de Nola Pender a qual surge como uma proposta para integrar a enfermagem à ciência do comportamento, identificando os fatores que influenciam comportamentos saudáveis, além de ser um guia para explorar o que motiva ou desmotiva indivíduos para se engajarem em comportamentos promotores de saúde voltados para adolescentes com foco na vacinação contra o papiloma vírus humano, sistematização da assistência de enfermagem, estabelecimento de projeto terapêutico individual, visita domiciliar e educação em saúde para o autocuidado conforme a teoria de Orem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: São na assistência de enfermagem que os pacientes são orientados sobre o HPV, sua ação, implicações, tratamento e prevenção. E ao enfermeiro pertence o acolhimento dos usuários, orientação aos pacientes sobre a necessidade de procurar os serviços de saúde e os agravos da infecção por HPV.
Palavras-chave: Papilomavírus humano HPV
Assistência de enfermagem
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6164
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autorização_Cintia.pdfTermo de autorização de publicação acadêmica152,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Cintia_RAG.pdfTCC347,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador