PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6077
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados às atitudes acerca da morte em estudantes internos de medicina
Autor(es): Garrote, Celso Henrique Denófrio
Siqueira, Lara Sousa
Primeiro Orientador: Almeida, Rogério José de
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli
metadata.dc.contributor.referee2: Mamede, Lorenna Rocha Lôbo e Silva
Resumo: Introdução: O curso de medicina constitui uma jornada de formação profissional exigente, acentuando-se nos dois últimos anos no período do internato. Ocorre a exposição a inúmeros fatores estressantes, como o contato com a morte. O morrer envolve aspectos biológico, social, cultural, legal, religioso e histórico, mas, na medicina, é visto como ato de falha médica devido à ausência de treinamento para manejá-la. Objetivo: Analisar os fatores associados às atitudes perante a morte em estudantes internos de medicina. Métodos: Trata-se de estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados e modo digital a estudantes internos de medicina de todo país. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e de aspectos relacionados a vivência com a morte e, o outro, a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes Acerca da Morte (EAPAM). Resultados: Amostra investigada foi de 171 internos de medicina, sendo 74,9% do sexo feminino, 45% da religião católica e idade média de 24 anos. No fator medo da morte, houve maior escore nos estudantes de religião católica (p=0,0395) e nos que não se consideraram preparados para lidar com a morte (p=0,0010). No fator evitar a morte, maior escore no estado civil casado (p=0,0147) e nos estudantes que não se consideraram preparados para lidar com a morte (p=0,0020). Na aceitação por escape, maior escore nos estudantes de religião protestante (p=0,0270), nos que referiram ter atendido paciente que faleceu (p=0,0030) e nos que afirmaram não se considerarem empáticos (p=0,0261). Na aceitação neutra, maior escore nos estudantes adeptos a outras religiões (p=0,0296) e nos que afirmaram ter orientação sexual homoafetiva (p=0,0398). Na aceitação religiosa, maior score nos estudantes do sexo feminino (p=0,0490), de estado civil casado (p=0,0006), de religião protestante (p<0,0001), com forte envolvimento religioso (p<0,0001) e que atenderam paciente que veio a falecer (p=0,0150). Conclusão: Assim, conclui-se que a abordagem biopsicossocial da morte no ambiente acadêmico é fundamental, haja vista a evidência encontrada em relação ao despreparo dos estudantes de medicina do internato perante esse fenômeno.
Palavras-chave: Atitude frente à morte
Estudantes de medicina
Internato de medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6077
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8 - Artigo Final - Celso & Lara - Finalizado - 13-05-2023.pdf379,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador