PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6076
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo do consumo de álcool em estudantes de medicina e sua relação com o estresse
Autor(es): Freitas, Matheus Buissa Ribeiro de
Joseph, Yorick Isaiah Dunck
Primeiro Orientador: Almeida, Rogério José de
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli
metadata.dc.contributor.referee2: Mamede, Lorenna Rocha Lôbo e Silva
Resumo: Introdução: A saúde do estudante de medicina influencia diretamente seu desempenho acadêmico, e foi observada uma alta prevalência de problemas psicossociais como o estresse, a ansiedade e uso problemático de álcool em estudantes de medicina brasileiros, que afeta negativamente a vida e habilidades médicas importantes. Objetivo: Analisar os fatores associados e a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o estresse percebido em estudantes de medicina. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados, por meio digital, aos estudantes de medicina de todo país. Um desses questionários foi um questionário sociodemográfico e de aspectos pessoais de vida, o outro foi um questionário contendo a Escala de Consumo de Álcool (AUDIT) e por fim um questionário contendo a Escala de Estresse Percebido (EPS-10). Resultados: Foram pesquisados 143 estudantes de medicina, dos quais a maioria do sexo feminino (66,4%), média de idade de 22,5 anos, da faixa etária entre 18 e 41 anos, que moram com familiares (74,1%), sem emprego formal ou informal (88,1%) e com envolvimento religioso médio (39,9%). Dentre as 18 variáveis estudadas, 6 mostraram significância estatística com o consumo de álcool, como por exemplo o médio e fraco envolvimento religioso (p = 0,0453), morar com amigos (p = 0,0035), frequentar bares e/ou festas acima de duas vezes por semana (p < 0,0001), consumo de álcool quando se sentem estressados (p = 0,0010), quando se sentem sozinhos (p = 0,0100) e naqueles que autor referiram ter um alto consumo de bebida alcóolica (p < 0,0001). Além disso, outras 6 mostraram significância estatística com o nível de estresse percebido, a exemplo estudantes que têm até 22 anos de idade (p = 0,0450), que estavam entre o primeiro e o quarto período (p = 0,0168), sexo feminino (p = 0,0010), não realizar atividade física regularmente (p = 0,0080), insatisfação com seu rendimento escolar (p = 0,0010) e naqueles que já pensaram em trancar/abandonar o curso de medicina (p = 0,0060). Conclusão: Diversos fatores presentes na vida do estudante de Medicina estão associados ao consumo de álcool e ao estresse percebido. São evidências importantes, haja vista que os estudantes procuram meios para aliviar sua rotina acadêmica estressante e, que muitas destas ocasiões, o consumo de álcool está incluso.
Palavras-chave: Consumo de álcool
Estresse
Estudante de medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6076
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6 - Artigo Final - Matheus & Yorick - Finalizado - Defesa - 08-05-2023.pdf294,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador