PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6061
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos métodos de tratamento da esquizofrenia na atualidade com enfoque nas medidas não farmacológicas, uma revisão
Autor(es): Gonçalves Filho, Dênio Reis
Primeiro Orientador: Blanch, Graziela Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Laiza Alencar Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Teófilo, Monatha Nayara Guimarães
Resumo: A esquizofrenia é um transtorno mental que engloba sintomas como alucinações e delírios, transtornos de pensamento e fala, perturbação das emoções e do afeto, déficits cognitivos e avolição. Esta doença tem uma prevalência de aproximadamente 0,6% na população mundial, e no Brasil é possível determinar uma prevalência entre 0,3 – 2,4%. Por ser uma condição altamente atrelada a estigmas sociais negativos, e com sintomas bastante interferentes na condição de vida do paciente, é de grande valia a constante avaliação do seu manejo e tratamento. O presente estudo recorreu-se a base de dados PubMeb para selecionar artigos que tratassem da propedêutica da esquizofrenia. Os resultados encontrados serviram de base para elucidar as formas mais convencionais de tratamento na atualidade, com enfoque em medidas não farmacológicas que estejam centradas na melhoria da qualidade de vida do paciente e na recuperação de autonomia e funcionalidade dele.
Abstract: Schizophrenia is a mental disorder that encompasses symptoms such as hallucinations and delusions, thought and speech disorders, disturbance of emotions and affect, cognitive deficits and avolition. This disease has a prevalence of approximately 0.6% in the world population and in Brazil it is possible to determine a prevalence between 0.3 - 2.4%. As it is a condition highly linked to negative social stigmas and with symptoms highly interfering with the patient's life condition, the constant evaluation of its management and treatment is of great value. The present study used the PubMeb database to select articles that dealt with the propaedeutics of schizophrenia. The results found served as a basis for elucidating the most conventional forms of treatment today, focusing on non-pharmacological measures that are focused on improving the patient's quality of life and on recovering his autonomy and functionality.
Palavras-chave: Esquizofrenia
Tratamento não farmacológico
Tratamento farmacológico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6061
Data do documento: 22-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Denio TCC final.pdf572,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador