Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6026
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias ativas e participativas: revisão da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Revisão da literatura sobre metodologias ativas |
Autor(es): | Romanholhe, Gabriel Alves |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Flávia Melo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Telles, Mariana Pires de Campos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, José Wellington Gomes da Silva |
Resumo: | No atual contexto pedagógico brasileiro, temos o panorama da pedagogia experienciando várias mudanças nos últimos tempos, as teorias e habilidades de ensino têm sido questionadas. Logo, são feitas novas perspetivas de ensino, análise e sugestões alternativas durante os preparativos para uma eventual mudança positiva nesse meio, entre elas as chamadas metodologias ativas de ensino. Elas buscam agregar perante a rede tradicional de educação e se baseia acerca de uma pedagogia reflexiva no sentido de problematização em que o aluno é inspirado a ter um comportamento diferente em seu sistema de aprendizado procurando a independência parcial do professor, e um conhecimento relevante e diferenciado tanto na sua postura quanto na sua compreensão do conteúdo. O objetivo deste estudo foi analisar diferentes tipos de artigos científicos relacionados ao uso das metodologias ativas no ensino. A pesquisa consistiu na busca, síntese e análise de artigos por meio de gráficos comparativos e comentários analisando cada artigo de forma específica, e então posteriormente, houve uma comparação dos resultados das metodologias baseados em estudos integrativos. A análise mostrou que é preciso oferecer aos estudantes uma educação que os prepare para o mundo real, com o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas. E por meio das revisões realizadas pode-se concluir que os contextos de uso dessas metodologias determinam seu foco desde o nível fundamental até o nível superior, no qual são essenciais. Também foi possível observar que é importante mudar o foco do ensino para a aprendizagem e não somente para a avaliação, isso significa priorizar a formação e o desenvolvimento dos estudantes, em vez de se concentrar apenas em notas e avaliações. Os dados das pesquisas analisadas e discutidas, comprovam que a variedade de métodos de ensino é a principal solução para manter o dinamismo pedagógico em sala de aula. |
Abstract: | In the current Brazilian pedagogical context, we have the panorama of pedagogy experiencing several changes in recent times, theories and teaching skills have been questioned. Therefore, new teaching perspectives, analysis and alternative suggestions are made during the preparations for an eventual positive change in this environment, among them the so-called active teaching methodologies. They seek to add to the traditional education network and are based on a reflective pedagogy in the sense of problematization in which the student is inspired to have a different behavior in their learning system, seeking partial independence from the teacher, and relevant and differentiated knowledge. both in your posture and in your understanding of the content. The objective of this study was to analyze different types of scientific articles related to the use of active methodologies in teaching. The research consisted of the search, synthesis and analysis of articles through comparative graphs and comments analyzing each article in a specific way, and then later, there was a comparison of the results of methodologies based on integrative studies. The analysis showed that it is necessary to offer students an education that prepares them for the real world, with the development of skills such as critical thinking and problem solving. And through the reviews carried out, it can be concluded that the contexts of use of these methodologies determine their focus from the fundamental level to the superior level, in which they are essential. It was also possible to observe that it is important to change the focus from teaching to learning and not just to the assessment, this means prioritizing the formation and development of students, instead of focusing only on grades and assessments. The research data analyzed and discussed prove that the variety of teaching methods is the main solution to maintain the pedagogical dynamism in the classroom. |
Palavras-chave: | Análise bibliográfica Didática pedagógica Ensino fundamental Ensino médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6026 |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC GABRIEL26-06-23.pdf | 385,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador