PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência contra a mulher imigrante e fatores associados: revisão da literatura
Autor(es): Melo, Nayara Késia Barreto de
Primeiro Orientador: Butrico, Gabriela Ferreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Adrielle Cristina Silva
Resumo: INTRODUÇÃO: o imigrante busca sair do seu país de origem pela falta de oportunidades e dificuldades sofridas, como a pobreza, a necessidade de sustentar os seus familiares e filhos, pela violência doméstica, entre outros. As mulheres e meninas estão mais vulneráveis aos riscos durante o trajeto e permanência no país. Das situações que sofrem estão o tráfico, a violência, a desigualdade, o preconceito e discriminação, a vergonha, a saudade e o medo de perder os filhos. Geralmente elas não conhecem os seus direitos e são impulsionadas a se calarem diante da violência. OBJETIVO: mapear os tipos de violência e fatores associados contra mulheres imigrantes disponíveis na literatura METODOLOGIA: o presente estudo trata-se de uma revisão narrativa de literatura, que teve como critérios de inclusão foram artigos que abordem sobre violência, mulheres imigrantes, impactos na saúde mental, qualidade de vida e desafios enfrentados por essas mulheres, publicações que estejam entre 2012 e 2022, em inglês, português e espanhol, nas seguintes bases de dados inseridas na base de dados PubMed (National Library of Medicine) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A análise de dados foi realizada por meio de análise descritiva simples, com auxílio do Excel, com síntese dos resultados encontrados. RESULTADOS: os tipos de violência compreenderam as violências física, sexual, verbal, psicológica e doméstica por parte do seu cônjuge, ex-companheiro, membro da família e/ou desconhecidos, e até mesmo de autoridades como a polícia. Teve como maior prevalência a violência doméstica. CONCLUSÃO: a pesquisa apontou que a baixa adesão de autoridades, serviços de saúde e rede de apoio podem prejudicar mulheres e meninas a saírem de uma situação violenta. Assim sendo, sugere-se melhorar o sistema de justiça oferecido às mulheres além de estratégias que possam contribuir com ferramentas e habilidades de que precisam, para superar de forma significativa e atingir novamente a estabilidade emocional.
Palavras-chave: Mulher imigrante
Violência de gênero
Mulheres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6020
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Nayara kesia.pdf380,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador