PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6005
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manufatura aditiva na construção civil: utilização de argamassa de revestimento e de reparo para impressão 3D com bomba de cavidade progressiva.
Autor(es): Freitas, Allan Collins Euzebio de
Monteiro, Marcela Luiza Xavier
Primeiro Orientador: Soares, Murilo Meiron de Pádua
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Adriane Borges de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Marcos Lajovic
Resumo: A impressão 3D é uma tecnologia amplamente utilizada atualmente, permitindo a fabricação de componentes físicos por meio da adição de material em camadas. A integração da manufatura aditiva com a indústria de construção civil pode reduzir o desperdício de materiais e os custos de mão de obra. Para a impressão 3D de argamassa, é necessário considerar a capacidade de bombeamento e as propriedades de extrusão e construção. A utilização de bombas de cavidade progressiva é comum nesse tipo de impressão, para esta a argamassa utilizada deve atender aos requisitos de fluidez e rigidez necessários para o processo, sendo assim, argamassa de revestimento e a argamassa de reparo-graute, que possuem características específicas para suas aplicações na construção civil, podem ser utilizadas para produção argamassas 3D. Utilizando-se dos ensaios de abatimento de tronco de cone, tempo de pega e ensaios de compressão, é possível concluir que há a possibilidade de empregar argamassas pré-fabricadas para a obtenção de uma argamassa 3D que atenda às necessidades de uma bomba de cavidade progressiva na impressão 3D.
Palavras-chave: Impressão 3D
Manufatura aditiva
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6005
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_Allan_Marcela.pdf667,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador