PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5993
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca dos cuidados de enfermagem a pacientes com doença de Alzheimer
Autor(es): Silva, Natállia Gonçalves
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Jamile Brito
Mendonça, Lívia Machado
Resumo: Objetivo: analisar as produções cientificas acerca dos cuidados de enfermagem a pacientes com Doença de Alzheimer (DA). Método: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) e BDENF (Base de Dados em Enfermagem), com a junção dos descritores: demência OR doença de Alzheimer AND cuidados de enfermagem. Após a coleta de dados a análise foi feita formando duas (02) categorias. Resultados: A partir da leitura dos artigos selecionados, foram formadas duas (02) categorias: “Formas de assistência clínica ao paciente com a DA”: Toque terapêutico é uma intervenção de enfermagem mediada por uma ferramenta acessível que é o uso das mãos com intuito de ajudar/curar; Interdisciplinaridade compreende o contexto de idosos com a Doença de Alzheimer, como doença da família, tendo que adequar a relação de expressar sentimentos e ideias, do respeito às diferenças e da busca pela promoção de bem-estar de todos os envolvidos; Assistência de enfermagem desenvolve métodos que auxiliam no processo da doença de Alzheimer, de forma a facilitar o melhor desenvolvimento e compreensão de seus cuidadores e familiares. E os “Principais benefícios da assistência clínica ao paciente com a DA”: a capacidade dos cuidadores em entender e se relacionar melhor com doença foi significativa, trazendo harmonia e bem-estar, controle da dor, ansiedade, fadiga, cefaleia, estresse, angústia, pressão arterial, infecções respiratórias, alergias e queixas musculoesqueléticas, compreensão do universo cultural do indivíduo e a pessoa como um todo, compreendendo o contexto de idosos com a DA, como doença da família, permitindo uma melhor compreensão das ações do outro e a interação deste no processo de cuidado. Conclusão: Assistência através de modelo multisetorial, como musicoterapia e terapia remanescente; Toque terapêutico; aplicação do Programa de Escala de Conhecimento da Doença de Alzheimer; Práticas preventivas no cuidado da demência; e cuidado interdisciplinar e cultural.
Palavras-chave: Demência
Cuidados de enfermagem
Doença de Alzheimer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5993
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAG Natalia TCC 3 2023 1.pdfRAG Natállia1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC 3 Natállia.pdfTCC 3 Natállia283,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador