PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A recepção transcriativa do texto artístico em um apólogo de Machado de Assis nas composições: Construção, de Chico Buarque e Cidadão, de Lúcio Barbosa
Autor(es): Garcia, Maria Eleuza Borges Silva
Primeiro Orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Divino José
Resumo: O objetivo deste ensaio monográfico é apresentar o modo como a recepção transcriativa se manifesta nas relações criativas de sentido entre obras de modalidades construtivas diferentes como processo de transcriação pelo qual os artistas se tornam, consciente ou inconscientemente, receptores e releitores criativos de temáticas semelhantes, embora, tratam de abordagens artísticas diferentes. A teoria em questão é a de que as obras de arte operam uma mediação estética entre o humano e o mundo, pela qual o mundo passa a ser sentido, compreendido e expresso em modalidades diferentes, porém com a mesma voz de sentido do humano. Nessa perspectiva, um texto artístico é afetado por outro que afeta outro e outros. Uma voz se faz meta de outra, de outras e se expande ilimitadamente, em um processo transcriativo. A disposição teórico-metodológica que serve de suporte desta monografia deriva, também, de bases noções de transcriação de Haroldo de Campos, no seu livro Metalinguagem e Outras Metas. O corpus da pesquisa: o conto “Um Apólogo”, de Machado de Assis e as composições “Cidadão”, de Lucio Barbosa, e “Construção”, de Chico Buarque. Ambos os textos tratam, em modalidades, críticas e versões próprias, da desvalorização social de trabalhadores.
Abstract: The purpose of this monographic essay is to present the way in which transcreative reception manifests itself in the creative relationships of meaning between works of different constructive modalities as a process of transcreation through which artists become, consciously or unconsciously, creative receivers and rereaders of similar themes, although , deal with different artistic approaches. The theory in question is that works of art operate an aesthetic mediation between the human and the world, through which the world becomes felt, understood and expressed in different ways, but with the same human voice of meaning. In this perspective, an artistic text is affected by another that affects another and others. One voice becomes the goal of another, of others and expands unlimitedly, in a transcreative process. The theoretical-methodological arrangement that supports this monograph also derives from Haroldo de Campos' notions of transcreation, in his book Metalinguagem e Outras Metas. The research corpus: the short story “Um Apólogo”, by Machado de Assis and the compositions “Cidadão”, by Lucio Barbosa, and “Construção”, by Chico Buarque. Both texts deal, in different ways, with criticisms and their own versions, of the social devaluation of workers
Palavras-chave: Literatura
Composição musical
Metalinguagem
Transcriação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5972
Data do documento: 19-Jun-2023
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