PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5861
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo do nível de ansiedade em estudantes do Ensino Médio: análise das possibilidades de intervenção da Educação Física escolar no controle da ansiedade em escolares
Autor(es): Lavor, Thaís Paiva
Primeiro Orientador: Seabra, André Luís dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Sônia de Jesus da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: O presente estudo teve como temática a relação entre a intervenção na Educação Física Escolar e os quadros de ansiedade em escolares do ensino médio para tanto buscou se solucionar a seguinte questão “será que as aulas de educação física escolar conseguem auxiliar e/ou minimizar os quadros de ansiedade de estudantes do ensino médio? No intuito de solver o questionamento elencou se como objetivo geral: analisar como as aulas de educação física escolar podem estar contribuindo para a minimização dos quadros de ansiedade de estudantes do ensino médio. Através de pesquisa bibliográfica foram apresentados 10 estudos os quais versavam sobre a relação de práticas de atividades físicas e o controle no quadro de ansiedade e depressão. Para em seguida ser apresentada sínteses da pesquisadora explorando possibilidades de aulas da disciplina no Ensino Médio. Acredita se que a Educação Física Escolar pode não estar produzindo experiências relativas a temática estudada, o que não quer dizer que os professores não estejam intervindo no sentido de auxiliar seus alunos a lidarem com o quadro de ansiedade.
Abstract: The present study had as its theme the relationship between the intervention in School Physical Education and the anxiety pictures in high school students, so it sought to solve the following question: "Can school physical education classes help and/or minimize the anxiety of high school students? In order to solve the questioning, the general objective was to analyze how school physical education classes may be contributing to the minimization of anxiety in high school students. Through bibliographic research, 10 studies were presented, which dealt with the relationship between physical activity practices and control in the context of anxiety and depression. To then be presented syntheses of the researcher exploring possibilities of classes of the discipline in High School. It is believed that School Physical Education may not be producing experiences related to the theme studied, which does not mean that teachers are not intervening in order to help their students deal with anxiety.
Palavras-chave: Ansiedade
Anxiety
Ensino médio
Educação física
High school
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5861
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - THAÍS PAIVA LAVOR.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador