PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A UNASUL e a Política Externa Brasileira: uma análise dos jogos de dois níveis na integração regional
Autor(es): Vaz, Vinicíus José Gonçalves
Primeiro Orientador: Borges, Leandro Bernardes
metadata.dc.contributor.referee1: Manzi, Rafael Henrique Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Diego de Castilho Suckow
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a política externa brasileira para a integração regional na América do Sul, com foco na criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), na crise do bloco e no surgimento do Fórum para o Progresso da América do Sul (PROSUL). Para isso, utiliza-se a Análise de Política Externa (APE), como subdisciplina das Relações Internacionais, e o modelo de jogos de dois níveis, de Robert Putnam, como ferramentas de análise. O trabalho se divide em três capítulos: no primeiro, apresenta-se uma visão panorâmica da APE e suas principais abordagens e metodologias; no segundo, aborda-se a evolução histórica da política externa brasileira e da integração regional na América do Sul, enfatizando o papel do Brasil como líder e articulador da UNASUL; no terceiro, faz-se uma análise de jogos de dois níveis da UNASUL, considerando os fatores internos e externos que influenciaram a atuação do Brasil na organização regional. A pesquisa parte da premissa de que o Brasil teve um papel significativo na UNASUL, mas que esse papel foi afetado por mudanças políticas e econômicas internas e externas, que reduziram sua capacidade de liderança e comprometimento com a integração regional. O trabalho conclui que a UNASUL representou um avanço no processo de integração e autonomia da América do Sul, mas que não conseguiu superar as divergências e os desafios internos e externos que afetaram sua coesão e sua efetividade.
Palavras-chave: Política externa brasileira
Integração regional
UNASUL
Análise de política externa
Jogos de dois níveis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::POLITICA EXTERNA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5849
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador