PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5830
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O acolhimento na atenção básica: relato de um acadêmico de enfermagem
Autor(es): Gontijo, Lucas Felipe Oliveira
Primeiro Orientador: Dias, Paula Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee2: Cruvinel, Karla Prado de Souza
Resumo: Introdução: este trabalho busca apresentar o acolhimento da Enfermagem na atenção básica e relato de experiência à luz do olhar de um acadêmico. Objetivo: Relatar as percepções de um acadêmico de Enfermagem acerca das competências do enfermeiro da APS no processo de acolher. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências de um acadêmico de Enfermagem do 9º período durante o estágio do internato I. Relato de Experiência: Durante os estágios realizados em uma unidade de saúde da família no município de Goiânia foi possível perceber os déficits que existem em relação ao processo de acolhimento. É perceptível a resistência dos profissionais em sair do modelo biomédico, onde, no atendimento, o foco está na clínica e escuta ativa, procurando humanizar a consulta e focar de forma integral, segundo as necessidades do cliente (BRASIL, 2021). Discussões: Dessa maneira, ao aguçar meu olhar durante os dias de prática, foi possível observar que, por conta da falta de planejamento da demanda, há pouca eficácia no acolhimento ali prestado, pois pode ter a noção de falta de preparo e conhecimento por parte da equipe em lidar com certas intercorrências no dia a dia da unidade. Conclusão: Através desse olhar direcionado foi possível perceber que os profissionais e gestores ainda necessitam investir na busca por um cuidado humanizado e na acolhida verdadeira e necessária.
Palavras-chave: Acolhimento
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5830
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LUCAS REPOSITORIO 2023.06.22.pdf257,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador