PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5825
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do relatório do auditor independente para empresas em processo de recuperação judicial
Título(s) alternativo(s): A importância do relatório do auditor independente para empresas em processo de recuperação judicial
Autor(es): Espindola Filho, Vanderlei Ribeiro
Primeiro Orientador: Ferreira, Ronivaldo Alcebiades
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Neto, Brasilino José
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Roberto Gonçalves
Resumo: O presente estudo apresentou como objetivo analisar a importância do relatório do auditor independente para as empresas em recuperação judicial e como seus parágrafos de ênfase estão diretamente ligados com a aprovação do plano de recuperação judicial e a recuperação da Companhia. Para cumprir tal objetivo a população analisada foi de todas as empresas com negociação de ativos na B³ que entraram em recuperação judicial entre os anos de 2010 e 2019. Foram desconsiderados os anos de 2020 e 2021, devido aumento exponencial de processos em trânsito, causados pela pandemia da covid-19. Os dados analisados demonstram que, os pareceres de auditoria são instrumentos significativos para a avaliação das companhias e que devem ser utilizados como objeto gerencial pelos usuários das demonstrações contábeis. Este estudo contribui para melhorar o compreendimento dos impactos causados nas companhias, e no mercado, quando o a auditor emite um parecer com ênfase na continuidade operacional.
Abstract: O presente estudo apresentou como objetivo analisar a importância do relatório do auditor independente para as empresas em recuperação judicial e como seus parágrafos de ênfase estão diretamente ligados com a aprovação do plano de recuperação judicial e a recuperação da Companhia. Para cumprir tal objetivo a população analisada foi de todas as empresas com negociação de ativos na B³ que entraram em recuperação judicial entre os anos de 2010 e 2019. Foram desconsiderados os anos de 2020 e 2021, devido aumento exponencial de processos em trânsito, causados pela pandemia da covid-19. Os dados analisados demonstram que, os pareceres de auditoria são instrumentos significativos para a avaliação das companhias e que devem ser utilizados como objeto gerencial pelos usuários das demonstrações contábeis. Este estudo contribui para melhorar o compreendimento dos impactos causados nas companhias, e no mercado, quando o a auditor emite um parecer com ênfase na continuidade operacional.
Palavras-chave: Recuperação judicial
Continuidade operacional
Auditoria externa
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5825
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II Artigo Vanderlei Filho.pdf393,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador