PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5802
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito do pilates no equilíbrio e capacidade funcional em portadores de esclerose múltipla
Autor(es): Moreira, Brunna Ferreira
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Gabriela Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Cascalho, Lorena de Andrade
Resumo: Resumo: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, e de etiologia desconhecida. O método Pilates pode ser utilizado como tratamento de doenças neurológicas, com o objetivo de reabilitar os déficits de estrutura e função corporal, como o equilíbrio e a capacidade funcional, deste modo, é necessário estudar os efeitos do Pilates sobre as funções motoras em portadores de Esclerose Múltipla Objetivo: analisar o efeito do Pilates no equilíbrio e capacidade funcional em portadores de Esclerose múltipla, assim como investigar o perfil dos portadores de EM praticantes de Pilates. Metodologia: A busca foi realizada nos meses de agosto/2022 a junho 2023, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Public Medline (PubMed). Foram considerados os últimos 10 anos (2013 até 2023). Foram incluídos artigos de ensaios clínicos controlados randomizados e não randomizados, que se mostraram dentro das questões norteadoras, em português e inglês na íntegra, gratuito, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: O perfil dos portadores de Esclerose Múltipla que praticam Pilates são mulheres de 41 a 54 anos de idade, de 10 a 15 anos de diagnóstico de EM. O Pilates contribui no ganho de equilíbrio e na capacidade funcional em portadores de Esclerose Múltipla. De modo geral os protocolos mais aplicados nos portadores de EM foram Pilates por duas vezes na semana, com sessões de 50 a 60 minutos, com alongamento no início e no final da sessão, as posturas mais frequentes foram Swan dive; Swimming; Roll up; Roll down ; Shoulder bridge, Hundred. Conclusão: Deste modo sugere-se para que haja novas pesquisas no intuito de detalhar os protocolos utilizados, bem como as posturas utilizadas, os exercícios, os alongamentos, para facilitar que novos estudos e ainda tratamentos fisioterapêuticos sejam realizados com maior precisão e clareza, visto que houve dificuldades para encontrar essas informações nos estudos analisados.
Palavras-chave: Pilates
Esclerose múltipla
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5802
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Brunna Moreira 2023 1.pdf722,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador