PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5801
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da acupuntura na dor e capacidade funcional em fibromiálgicos
Autor(es): Oliveira, Tallytha Alves de
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Gabriela Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Cascalho, Lorena de Andrade
Resumo: Resumo: A fibromialgia é uma síndrome clínica desconhecida que se manifesta com todo o corpo. A atuação da fisioterapia é de suma importância para destacar os diversos manuseios da acupuntura que podem auxiliar nas alterações esperadas, e um sintoma recorrente é a dor. Objetivo:. Investigar a eficácia da acupuntura sobre a capacidade funcional em fibromiálgicos e o perfil sociodemográfico de fibromiálgicos submetidos à acupuntura. Metodologia: A busca foi dirigida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e nas bases de dados United States National Library of Medicine (PubMED). A pesquisa foi realizada de agosto de 2021 a fevereiro de 2023. Foram incluídos artigos publicados em português ou inglês na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Foram incluídos: os artigos na íntegra e de acesso gratuito, e que apresentaram ensaios clínicos controlados randomizados, estudos prospectivos e ensaio clínico quase experimental que se mostram dentro das questões norteadoras Resultados: Foram encontrados 12 artigos. Em sua maioria absoluta, foi utilizada a medicina tradicional chinesa como recurso para alívio de dor e melhora da capacidade funcional podendo ser associado a outras técnicas para auxilio do tratamento, sendo que 60% utilizaram a Escala Visual Analógica como metódo de avaliação. Conclusão: Em sua maioria, houve um déficit de artigos científicos que descrevessem com maior clareza os protocolos de acupuntura nos artigos investigados, entretanto ainda faltam pesquisas que relatem com maior precisão os efeitos sobre a capacidade funcional.
Palavras-chave: Acupuntura
Fibromiálgicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5801
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tallytha Oliveira 2023 (1).pdf575,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador