PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5800
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exercícios físicos em crianças com câncer sobre a capacidade funcional e desempenho motor
Autor(es): Cruz, Alessandra Soares Rocha da
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Cascalho, Lorena de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Resumo: O câncer é uma doença causada pela combinação de alterações hereditárias e adquiridas no genoma, determinando distúrbios no crescimento celular, falha na diferenciação ou redução no apoptose. Diversas são as terapias complementares existentes para o tratamento do câncer, entre elas se destacam as atividades físicas no intuito de melhorar a qualidade de vida.Objetivo: Investigar o perfil de crianças com câncer, assim como os principais protocolos de exercício físico sobre a capacidade funcional e desempenho motor. Metodologia: A busca foi dirigida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), e na United States National Library of Medicine (PubMED). A pesquisa foi realizada por artigos dos últimos vinte anos. Foram incluídos artigos publicados em português e inglês na íntegra, os artigos eram ensaios clínicos randomizados (ECR), que constituem-se em uma poderosa arma de teste de intervenções para a saúde, esses estudos são analíticos e experimentais e têm por objetivo testar o efeito de uma intervenção. publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 12 estudos. Conclui-se que crianças com diagnóstico de câncer, que estão na última fase do tratamento e que apresentam condições clínicas para realizar os exercícios, estão aptas a começarem as atividades no ambiente hospitalar ou em casa. De acordo com a pesquisa foi visto que diferentes tipos de atividades como, exercícios aeróbicos, treinos de força, resistência, flexibilidade, coordenação, e brincadeiras lúdicas podem contribuir para a melhora da capacidade funcional e desempenho motor dessas crianças com câncer. Quanto ao protocolo de cinesioterapia as crianças receberam orientações de práticas de exercícios físicos no ambiente hospitalar ou em casa. A frequência variava de uma a três vezes semanas. No que condiz com a duração dos protocolos utilizados, observou-se que a maioria eram realizados com mais de doze semanas. Sobre a intensidade eram realizadas por mais de trinta minutos. Conclusão: Sugere-se para outras pesquisas, que sejam realizadas com tamanho de amostra maior para que tenham resultados significativos. Por se tratar de crianças é importante que as intervenções sejam associadas com brincadeiras lúdicas para que possam se sentir mais motivadas e tenham interesse em participar, isso ajudará no psicossocial e também na funcionalidade.
Palavras-chave: Exercícios físicos
Crianças
Câncer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5800
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandra Soares 2023 1.pdf930,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador