PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5796
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acupuntura sobre a função motora e cognitiva pós acidente vascular cerebral
Autor(es): Mendes, Lívia Pereira
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Cascalho, Lorena de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Gabriela Rios
Resumo: Resumo: A acupuntura é um recurso fisioterapêutico que utiliza agulhas para estimular os acupontos, promovendo no organismo melhora de sua função natural e de defesa, analgesia entre diferentes impulsos nas regiões de dor e dos acupontos, por outro lado torna-se necessário explicitar com maior clareza os protocolos utilizados na reabilitação de pacientes pós Acidente Vascular Cerebral. Objetivo: Investigar os efeitos da acupuntura sobre a função motora e cognitiva de indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral. Metodologia: A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na base de dados: PubMed. Sendo realizada de agosto/2022 a junho/2023. Foram incluídos artigos publicados em português e inglês dos últimos 18 anos (2004 a 2022) que fossem ensaios clínicos controlados randomizados e não randomizados. Resultados: Os principais protocolos de acupuntura/eletroacupuntura são: 2HZ até a sensação limiar do paciente, ambos com duração de 30 minutos, período de 3 semanas de tratamento e os acupontos mais utilizados foram: LI4, LI11, LI15, DU20, GB20, GB34, SJ5, SP6, ST36, ST40, associado ao treinamento cognitivo e/ou o tratamento conservador que apresentou resultados significativos quando comparado aos estudos que utilizaram somente a acupuntura como reabilitação. Conclusão: Sugere-se que futuros estudos utilizem um número maior de amostras, tenham protocolos detalhados especialmente os acupontos e/ou tratamentos convencionais utilizados, número de tratamentos semanais/mensais e a duração de cada tratamento juntamente com a intensidade em caso de eletroacupuntura. Sugere-se que utilizem a Escala de NIHSS e o Índice de Barthel para um melhor entendimento das sequelas e comprometimentos do AVC nas AVD’s.
Palavras-chave: Acupuntura
Acidente vascular cerebral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5796
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Livia Pereira 2023 1.pdf599,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador