PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5795
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reabilitação das lesões ligamentares de cruzado anterior pós cirurgia em adultos
Autor(es): Gonçalves, João Vitor Nunes
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Basso Filho, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Kathlen Terezinha Montes Soares
Resumo: As lesões do ligamento cruzado anterior podem ser classificadas em três graus diferentes. Diversos são os protocolos de fisioterapia que auxiliam na sua recuperação pós-cirurgia, sendo o treino de força é indispensável nessa fase. Assim, torna-se necessário investigar em detalhes esses protocolos. Objetivo: Investigar o perfil sociodemográfico de pacientes submetidos à reconstrução de ligamento cruzado anterior e os principais protocolos de fisioterapia em paciente submetidos a essa reconstrução. Metodologia: A pesquisa foi dirigida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), realizada nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na United States National Library of Medicine (PubMED) e realizada de agosto de 2022 a junho de 2023. Foram incluídos artigos publicados na íntegra em português, inglês e espanhol e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 7 estudos que, em maioria absoluta, aplicaram exercícios de fortalecimento muscular de quadríceps e equilíbrio estático e dinâmico. No que diz respeito à intensidade, frequência e duração da reabilitação, observou-se, também nos estudos, que a média de duração dos tratamentos foi de 11 dias, na frequência de 8 vezes por semana. Os protocolos mais utilizados foram exercícios de força, exercícios para equilíbiro e, principalmente, exercícios em cadeia cinética aberta e fechada. Conclusão: Averiguou-se que as atuações da fisioterapia, com exercícios, fortalecimento muscular e treino de equilíbrio fazem total diferença na recuperação do paciente, amenizando possíveis complicações no período de sua recuperação.
Palavras-chave: Reabilitação
Ligamento cruzado anterior
Fisioterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5795
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JOÃO VITOR 2023 1.pdf942,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador