PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5774
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência do conforto térmico sobre a eficiência produtiva de vacas leiteiras
Autor(es): Rodrigues, Mateus da Silveira
Primeiro Orientador: Padua, Delma Machado Cantisani
metadata.dc.contributor.referee1: Wascheck, Roberto de Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Barcellos, Luiz Carlos
Resumo: A produção leiteira é uma atividade de grande importância econômica e social, porém, o conforto térmico das vacas leiteiras é crucial para o sucesso da atividade leiteira frente ao desafio das condições de clima tropical. Estratégias para proporcionar conforto térmico aos animais, como o sombreamento e os sistemas de resfriamento, são de extrema importância para evitar o estresse térmico e comprometimento do bem-estar animal. O objetivo desta revisão de literatura foi avaliar a influência de estratégias no conforto térmico de vacas leiteiras e fornecer informações relevantes para a conscientização do técnico na tomada de decisões sobre o melhor manejo na pecuária leiteira. A revisão de literatura destacou a importância de um manejo adequado e a escolha das estratégias de conforto térmico em diferentes condições climáticas. Além disso, a implementação de estratégias de conforto térmico em sistemas de produção leiteira pode contribuir para uma atividade mais sustentável e responsável socialmente. A escolha das estratégias deve ser feita considerando as condições climáticas da região e o manejo adequado é fundamental para garantir a eficácia das medidas adotadas. Além disso, a adoção de medidas de conforto térmico em sistemas de produção leiteira pode ser uma forma de atender às demandas crescentes por alimentos produzidos de forma mais ética e sustentável.
Palavras-chave: Bovinocultura leiteira
Estresse calórico
Manejo alimentar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5774
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC MATEUS 21-06 - RAG.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador