PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5763
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da dor em neonatos submetidos a fisioterapia respiratória: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Souza, Karolayne Vieira de
Primeiro Orientador: Ferraz, Cristiane Leal de Morais e Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Leonardo Alves
Resumo: Introdução: Os procedimentos dolorosos desencadeiam uma série de respostas em todo o corpo como quadros de estresse, mudanças na atividade cortical e ruptura da estabilidade fisiológica, o que resulta em modificações tanto em nível comportamental quanto fisiológico. Por esse motivo, é de suma importância que o profissional saiba avaliar os procedimentos fisioterapêuticos que possam desencadear dor e ou estresse em recém-nascidos (RN) para que, assim, as técnicas sejam adequadas conforme as necessidades e as respostas dos RN, propondo um atendimento mais humanizado e com menores riscos ao neonato. Objetivo: Avaliar, por meio de revisão literária, se as manobras respiratórias utilizadas pela fisioterapia causam dor em neonatos internados em UTIN. Métodos: Revisão integrativa da literatura. A busca foi conduzida na base de dados PubMed e BVS, os descritores utilizados foram pain, Intensive Care Units, Neonatal, physioterapy, neonatal e Physical Therapy Modalities. Foram selecionados artigos que investigaram a dor após manobras de fisioterapia em neonatos; ensaios clínicos; artigos em português e inglês. Resultados: A maioria dos estudos identificaram que os RNPT não apresentaram dor durante a aplicação da vibrocompressão, aceleração de fluxo expiratório e o método de reequilíbrio tóraco-abdominal. A aspiração é procedimento que causa dor, contudo, é necessária, muitas vezes, para a finalização da higiene brônquica. Conclusão: As manobras de fisioterapia respiratória, no geral, não causam dor em neonatos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Palavras-chave: Dor
Unidade de terapia intensiva neonatal
Fisioterapia neonatal
Modalidade de fisioterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5763
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Karolayne Vieira.pdf558,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador