PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos fisioterapêuticos na abordagem do derrame pleural: revisão de literatura
Autor(es): Pereira, Gessica Alves
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Elizabeth Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Alex Carrer Borges
Resumo: Introdução: O derrame pleural é o acúmulo de líquido no espaço pleural. É uma condição médica comum causada por uma doença subjacente. Causa dispneia, dor torácica pleurítica, tosse não produtiva e febre, embora suas manifestações clínicas dependam em grande parte da doença de base. OBJETIVO: Avaliar os recursos fisioterapêuticos disponíveis para o tratamento do derrame pleural. MÉTODOS: Revisão integrativa de literatura, com a seguinte pergunta norteadora, quais recursos fisioterapêuticos descritos na literatura para derrame pleural? A pesquisa foi realizada nas bases dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e United States National Library of Medicine (PubMed), SciELO (Scientific Electronic Library Online. RESULTADOS: Foram identificados 468 artigos, que após análise dos métodos, títulos e excluídos os repetidos selecionou-se 5, que fizeram parte dos resultados. Os artigos foram publicados nos últimos 13 anos, envolveram 496 pacientes. Foram empregados 11 instrumentos de avaliação e 6 tipos de recursos. CONCLUSÃO: Observou-se que os pacientes que não receberam qualquer tratamento fisioterapêutico tiveram piores evoluções, demostrando a importância da intervenção precoce da fisioterapia nos pacientes com tal quadro restritivo. O emprego de pressão positiva contínua nas vias aéreas elevada (15cmH2O) associado ao exercícios respiratórios deve ser incentivado, buscando minimizar os efeitos deletérios do acúmulo de líquido entre as pleuras. Mesmo tratando de uma ocorrência comum no ambiente hospitalar, identificou-se poucos estudos cujos objetivos estivessem voltados para o manejo do derrame pleural por meio dos recursos fisioterapêuticos, demonstrando a necessidade de empreender-se pesquisas sobre o tema.
Palavras-chave: Derrame pleural
Fisioterapia
Exercícios respiratórios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5724
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc gessica alves 15 06.pdf260,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador