PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5720
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividade antiagregante plaquetária da molécula Artepillin C empregando ferramentas in Silico
Autor(es): Nazar, Giovanna Carneiro
Moraes, Luiza Ferro Marques
Primeiro Orientador: Borges, Leonardo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Fernanda de Oliveira Feitosa de
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Amanda de Jesus
Resumo: Estudos in silico são ferramentas computacionais utilizadas para a identificação de moléculas e compostos candidatos a fármacos. Produtos naturais são, desde os primórdios da humanidade, o primeiro recurso terapêutico utilizado, devido a serem amplas fontes de moléculas e compostos diversos criados pela natureza e com infinidades de atividades biológicas em potencial, que talvez nunca seriam conseguidas através da criatividade humana. A Própolis é um ótimo exemplo de produto natural que se beneficia, não só da altíssima biodiversidade brasileira para produção de diversas espécies e subespécies, como também da capacidade única das abelhas de produzirem um composto com tantos usos possíveis e tão rico em moléculas com infinidades de atividades biológicas em potencial. A Artepillin C, molécula presente na própolis verde brasileira, já foi relatada na literatura com efeitos antioxidantes e antiinflamatórios. Nosso estudo detalhou propriedades promissoras da Artepillin, tanto em relação às interações farmacológicas da molécula e seus possíveis potenciais de ação, quanto à possíveis efeitos terapêuticos, como os potenciais efeitos antiagregante plaquetário e cardioprotetor que serão descritos nesse estudo. Propriedades farmacológicas promissoras sugerem que a Artepillin é, possivelmente, uma molécula candidata ao desenvolvimento de fármacos. Quanto aos efeitos potenciais da Artepillin C relacionados com a capacidade de inibir a agregação plaquetária e de realizar cardioproteção se dão, provavelmente, através da ação como antagonista do receptor de Tromboxano A2. Esse receptor desempenha um papel essencial na amplificação e manutenção da resposta plaquetária, além de estar envolvido na formação de trombos e, portanto, antagonizar tal receptor seria interessante para fins de terapêutica de doenças tromboembólicas e cardiovasculares.
Palavras-chave: Própolis
Produtos naturais
Modelos computacionais
Cardioproteção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5720
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Luiza e Giovanna.docx1,55 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador