PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5716
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade de vida de pais e cuidadores de indivíduos com doenças neuromusculares: revisão integrativa
Autor(es): Rolim Filho, Cícero Braga
Primeiro Orientador: Dias, Alex Carrer Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Fantinati, Adriana Márcia Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão integrativa para verificar sobre a qualidade de vida de pais e cuidadores de individuos com doenças neuromusculares. Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo do tipo revisão integrativo da literatura, buscando responder a pergunta norteadora: Ser cuidador de um indivíduo com doença neuromuscular pode afetar sua qualidade de vida?. A busca foi conduzida nas bases de dados United States National Library of Medicine, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud e Scientific Electronic Library Online, com os seguintes Descritores em Ciências da Saúde: Quality of Life AND Caregivers AND Neuromuscular Diseases, Quality of Life AND Parents AND Neuromuscular Diseases. A busca foi conduzida, sem filtro de data ou língua. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol, e que utilizaram, alguma forma para avaliar a Qualidade de vida desses individuos, como o questionário WHOQOL-BREFF e o SF-36. Foram excluídos artigos de revisão da literatura, monografias, dissertações, teses, estudos sobre outros tipos de assunstos, como a qualidade de vida de pacientes com doenças neuromusculares ou outras doenças. Resultados: foram encontrados 733 artigos vinculados à combinação dos descritores, sendo que após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos no presente estudo 5 artigos. Conclusão: conclui-se que os cuidadores e pais das crianças e adolescentes com doenças neuromusculares sofrem bastante impacto em suas vidas, pois elas precisam disponibilizar tempo e recursos para ajudá-las, prinipalmente no domínio físico, psicológico, relações social e saúde mental. Contudo, uma qualidade de vida melhor para esses individuos, pode trazer melhoras ainda mais significativas aos pacientes, pois eles podem se sentir mais dispostos.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Doenças neuromusculares
Pais e cuidadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5716
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC CICERO Finalizado[22278].pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador