PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5711
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação financeira de alunos do ensino médio
Autor(es): Joseph, Yorick Isaiah Dunck
Primeiro Orientador: Laraich, Ovídio Alberto Rodríguez
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Avelino
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Celso Orlando
Resumo: O presente estudo aborda como tema central a educação financeira, assunto este de suma importância para escolas e a sociedade. A pesquisa apresenta como principal objetivo identificar o nível de educação financeira, apresentando como público-alvo os alunos do ensino médio de um colégio da rede particular do município de Aparecida de Goiânia. Os objetivos específicos, por sua vez, são levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema, averiguar quais os critérios são adotados em seu planejamento financeiro, investigar os hábitos de consumo dos alunos e sua relação com sua condição financeira, levantar quais os critérios a considerar para conseguir identificar o perfil de educação financeira da população consultada e verificar quais são as ferramentas financeiras conhecidas e utilizadas por eles. A pesquisa justifica-se dada a alta relevância de se trabalhar o tema que, apesar de ser um assunto muito comentado na atualidade, ainda representa um gargalo para a sociedade e, também, para organizações, afinal, os alunos de hoje serão os gestores do futuro. O estudo é classificado como sendo de natureza aplicada, abordagem quantitativa e seus objetivos são descritivos. Para isso, o levantamento de dados foi realizado através da aplicação de um questionário com 14 questões de múltipla escolha e sua fundamentação teórica baseada em pesquisa bibliográfica de vários autores da área de administração. Assim, foi desenvolvida e apresentada a análise dos dados coletados por meio de gráficos e comentários. Os resultados, por fim, demonstraram a necessidade de maior abordagem e conscientização de hábitos financeiros saudáveis.
Palavras-chave: Educação financeira
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5711
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
YOHANA 1806.docx225,78 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador