PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento sobre a imunização específica e não específica contra o SARS-CoV-2 na comunidade da PUC-Goiás
Autor(es): Oliveira, Bruno Coelho Duarte
Irineu Neto, Renot Alves
Primeiro Orientador: Gomes, Clayson Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Sérgio Henrique Nascente
metadata.dc.contributor.referee2: Conde, Roseneide Aparecida
Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Os sintomas variam, podendo ser assintomáticos ou leves, mas também podem evoluir para quadros graves ou óbito. É essencial ter um plano efetivo de vacinação e acesso universal às vacinas para conter a doença, no entanto, há preocupações com a queda da cobertura vacinal no Brasil. Logo, avaliar a cobertura vacinal e caracterizar fatores que possam ter contribuído para o agravamento da doença em um meio acadêmico, onde há acesso à informação, é relevante para monitoramento e planos de ação para esta população. Objetivo: Avaliar e caracterizar a adesão vacinal contra a COVID-19 em estudantes e funcionários da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e analítico realizado com a participação de 488 alunos e funcionários da PUC-GO, que teve como instrumento de coleta um questionário elaborado pelos autores. Resultados e Discussão: Identificou-se uma tendência em relação ao sexo feminino em ter uma maior porcentagem de infecção pelo SARS-CoV-2 em relação ao masculino, mas nenhuma associação significativa em relação a infecção por COVID (p<0,05) foi observada. Nenhum padrão associativo foi identificado em relação aos outros fatores avaliados da população. Foi identificado que 99,4% dos participantes receberam a primeira dose da vacina contra COVID-19, a maioria deles também recebendo três doses. Os imunizantes mais aplicados foram da Pfizer (49,6%) e AstraZeneca (22%), com incidência de efeitos adversos de 31,1% e 20,1%, respectivamente. Conclusão: Foi observado uma adesão completa de vacinação dos participantes e não foi observado um padrão característico de progressão ou aparecimento da doença. Diante da incerteza do prognóstico da COVID-19 e o desafio de encontrar um padrão epidemiológico da doença, é crucial continuar o processo de vacinação e realizar novos estudos para entendê-la.
Palavras-chave: Covid-19
SARS-CoV-2
Imunização
Vacinação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5690
Data do documento: 18-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAG _ Bruno e Renot.pdf83,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador