PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5590
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ansiedade decorrente da hospitalização pelos portadores adultos de doenças crônicas não transmissíveis
Autor(es): Gerais, Lara Franco Gomes
Primeiro Orientador: Álvares, Gláucia Virgínia
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: INTRODUÇÃO; O processo de ansiedade de uma pessoa é desencadeado por fatores estressantes que levam a sensação de ameaça. A ansiedade é inerente ao ser humano, mas a vivência dela varia em cada pessoa e situação e assim, nem sempre a ansiedade é vivida de forma saudável. A ansiedade patológica denominada Transtornos de Ansiedade se caracteriza por ter duração e intensidade maior que o esperado para a situação. É uma doença crônica que afeta a vida pessoal e social do indivíduo. OBJETIVO; Descrever sobre a ansiedade em pessoas adultas hospitalizadas e portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. MÉTODO; Nesta pesquisa será empregado o método revisão narrativa da literatura, que consiste em uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas a uma questão específica incluindo estudos experimentais e não experimentais para compreensão do fenômeno analisado. ANÁLISE: a internação e adoecimento desencadeiam a ansiedade, os sinais e sintomas de ansiedade apresentados podem ser medo, tristeza, irritação, angústia, perda do apetite, insônia, aumento da sudorese, etc. RESULTADOS; o adoecer e a hospitalização são consideradas experiência negativa, levam ao sofrimento, fatores como a incerteza quanto ao diagnóstico, tratamento, risco de perda de funções e de morte, como a perda da privacidade e mudança nas atividades cotidianas são alguns importantes desencadeantes de ansiedade em pessoas hospitalizadas. CONSIDERAÇÕES; Os profissionais de saúde necessitam refletir sobre a prática fragmentada que supervaloriza o atendimento das demandas fisiológica e desvaloriza as demais dimensões da vida humana. Desenvolver estudos, promover formação continuada quanto as demandas emocionais dos pacientes é imprescindível.
Palavras-chave: Saúde mental
Ansiedade
Hospitalização
Doenças crônicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5590
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA-MONOGRAFIA TCC III -FINAL.pdfTrabalho completo502,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Apendice 1 Lara.pdfTermo de autorização para publicação1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador