PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pilates e lombalgia crônica: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Pilates e lombalgia crônica: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Marques, Lívia Silva
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Sandoval, Renato Alves
Resumo: A lombalgia é uma doença com quadro doloroso que atinge a coluna lombar, sendo considerada uma das disfunções musculoesqueléticas comum entre as pessoas na atualidade. Este tipo de dor é caracterizado como crônica quando passa a ser uma condição clínica de dor que persiste por um período maior que três meses. Para o tratamento da doença, tem-se o Método Pilates que é uma técnica que envolve um programa de treinamento físico e mental, capaz de trazer uma melhora global na qualidade de vida dos sujeitos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi evidenciar Pilates e lombalgia crônica: uma revisão bibliográfica. Enquanto que os objetivos específicos, buscaram apresentar algumas definições sobre a lombalgia crônica e do Método Pilates; conhecer as principais características do Método Pilates em relação a dor lombar crônica, evidenciando as contribuições da Fisioterapia para este fim e discorrer sobre os efeitos que o Pilates proporciona aos pacientes que fazem o tratamento da lombalgia crônica. Tratou-se de uma revisão bibliográfica que consiste em fontes secundárias, abrangendo bibliografias já tornada pública em relação ao tema de estudo cuja as bases de dados foram coletadas entre os anos de 2013 a 2022. Os resultados encontrados no estudo, demonstraram que o Método Pilates para o tratamento da lombalgia crônica proporciona flexibilidade e estabilidade na musculatura da coluna, levando a uma melhora significativa desta dor e na melhora da qualidade de vida. Logo, conclui-se que a lombalgia crônica quando tratada com o uso do Método Pilates, é capaz de reduzir os efeitos da doença, podendo melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes que possuem a doença.
Palavras-chave: Fisioterapia
Lombalgia
Pilates
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5579
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Livia corrigido final.pdf513,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador